Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tomate combate câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum da doença nos homens com mais de 50 anos de idade. Mas existe o receio sobre como é realizado o exame do toque – principal maneira de diagnosticar o tumor.




A boa notícia é que estudiosos descobriram que um alimento pode ajudar a prevenir o câncer de próstata: o tomate. Ele possui um pigmento chamado licopeno, uma substância que apresenta atividade antioxidante.



De acordo com a nutricionista Andréa Villagelim, é isso que protege as células contra os radicais livres, prevenindo o probema. “Mas não é apenas comendo tomate que o câncer será prevenido. Seu consumo deve estar associado a hábitos de vida saudáveis e uma alimentação equilibrada. De forma isolada, nenhum alimento possui a capacidade de prevenir doenças”, ressalta.



A especialista conta que o licopeno atua como um poderoso antioxidante, combatendo o excesso de radicais livres, que alteraram a cadeia de DNA na célula e provocam a formação de substâncias cancerígenas. “A concentração maior de licopeno está no tomate fervido, utilizado para fazer o molho de tomate. Mas, a substância também pode ser encontrada em outras frutas, como morango e melancia”, observa. No entanto, apesar dos resultados obtidos, especialistas no assunto esperam estudos mais amplos que comprovem a eficácia do licopeno.



A próstata, em condições normais, não pesa mais do que 20 gramas. Sua função principal é produzir parte do líquido seminal expulso com o esperma durante a ejaculação. Ela também desempenha papel importante no mecanismo que regula o fluxo urinário e protege essa região contra infecções.



Após os 50 anos



Não se sabe a respeito das causas que levam ao crescimento da próstata, mas o envelhecimento e a presença de níveis normais do hormônio masculino (testosterona) são o motivo principal, de acordo com os médicos. A partir dos 50 anos de idade, a parte interna da glândula costuma crescer (hiperplasia prostática), porém, nem sempre isso representa a existência do câncer.



O exame clínico preventivo do câncer de próstata é fundamental, visto que a doença pode demorar anos para apresentar os primeiros sintomas e ser detectada. O exame clínico para se diagnosticar o aumento da próstata é o de toque retal, que não dura mais que 10 segundos. No entanto, muitos homens ainda têm preconceito, dificultando o controle precoce da doença.



Algumas pesquisas dizem que o tomate pode auxiliar, ainda, na prevenção de doenças cardíacas. Uma substância que envolve suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos. Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.





FONTE: ARCA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário