Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

domingo, 19 de dezembro de 2010

A herança de Tomé

Por Jaqueline Corrêa






Quando o Senhor Jesus apareceu aos discípulos, após haver ressuscitado dentre os mortos, Tomé não estava com eles. Ao contarem a novidade, ele replicou imediatamente: “Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei” (Leia João 20:24-25)







Geralmente, a falta de fé surge quando estamos longe de Deus; distante das coisas espirituais. Quem vive na fé, rapidamente é contagiado por ela. Mas quando nos distanciamos de onde está a Luz, como no caso de Tomé, que não estava presente quando Jesus apareceu aos discípulos, perdemos a oportunidade de vê-LO e de sermos avivados. Sendo assim, Tomé, ao saber de Sua aparição, teve uma reação incrédula, como acontece muito nos dias atuais.







Então, Jesus disse a Tomé: “Por que me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:29) O senhor Jesus respondeu à incredulidade de Tomé, mas também responde à falta de fé de muitas pessoas hoje, que buscam provar a existência do Criador. Neste ponto, Jesus fala de nossa bem aventurança porque procuramos crer e manter a fé neste mundo acirrado pelo pecado, descrença, desrespeito e até pelo ceticismo da ciência. São pesquisas e mais pesquisas, estudos e mais estudos, tudo com a pretensão de mostrar um Deus que é invisível fisicamente falando, mas que pode ser visto apenas por aqueles que usam os olhos da fé. Estes sim conseguem enxergá-LO.







Estamos cercados de pessoas que não conseguem crer nas promessas divinas. Vivemos rodeados de céticos que têm dificuldades em aceitar os milagres extraordinários que acontecem diariamente até mesmo nas próprias vidas – porque só pelo fato de acordar pela manhã e poder respirar, já é uma prova da existência de Deus. Ademais, nas mínimas coisas podemos enxergá-LO. Nos passarinhos cantando, nas flores desabrochando, na chuva caindo, na cura de uma doença maligna, no emprego que tanto se pelejou e conseguiu, no casamento restaurado, no amor reavivado. Em tantas coisas podemos vê-LO sem ser preciso tocá-LO.







Mas, o problema, é que muitos preferem fazer como Tomé: primeiro ver para depois crer. E a raiz disso pode estar na busca incessante pelo conhecimento. Em querer provar o improvável, ou em tentar dar explicações terrenas aos milagres sobrenaturais. Assim, diante disto, o risco maior fica em deixar de crer na Palavra de Deus, porque os pensamentos já estão confusos e contaminados pela influência cética do mundo, deixado como herança por Tomé.







Somos bem aventurados por isso. Porque não vemos o nosso Deus com os olhos carnais; não o tocamos com nossas mãos, mas somos vistos por Ele e atendidos sempre que usamos nossa fé.





FONTE: ARCA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário