Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O segredo dos seus olhos

Por Carlos Gutemberg





Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010, a produção argentina “O Segredo dos Seus Olhos” conta a história de Benajamín Esposito, um ex-funcionário público aposentado, que resolve escrever um livro sobre uma investigação criminal que marcou para sempre a sua carreira no Tribunal Penal de Buenos Aires e, consequentemente, a sua própria vida.



Na medida em que Esposito busca elementos do passado para embasar sua obra, remontando fatos de um homicídio ocorrido em 1974, ele repensa algumas decisões que tomou e que, de certa forma, deixaram sua vida paralisada no tempo.



Ao tentar desvendar os mistérios que envolvem tal caso, o protagonista da história também tenta consertar algumas situações mal resolvidas da sua vida, como o forte sentimento que sempre nutriu por sua ex-chefe Irene Menéndez Hastings.



Embora tenha um crime como elemento central, há poucas cenas de tiros ou de violência no filme. A adrenalina fica por conta das tramas bem amarradas apresentadas no desenrolar da película, capazes de surpreender aqueles que acharem ter desvendado o desfecho da história com base nas pistas apresentadas durante o longa.



São várias as idas e vindas em cortes temporais, apresentando o passado dos personagens do filme, bem como da própria história da Argentina. Peculiaridades da Justiça e da última ditadura daquele país são abordadas de forma sutil, acrescentando elementos fundamentais para o entendimento e desenvolvimento da trama.



Um verdadeiro suspense é criado com o desenrolar dos acontecimentos, permitindo desdobramentos e grandes surpresas. Ao serem desvendados, alguns segredos causam impacto aos olhos de quem os vê.



Disponível em DVD, a trama nos leva a repensar valores e outras coisas importantes. As consequências de se fazer justiça com as próprias mãos ou deixar de viver, estacionando no tempo, devido a algum trauma ou acontecimento do passado, são algumas das reflexões propostas pelo filme.

FONTE: ARCA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário