Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cigarro mata até quem não fuma

Se você não fuma e pensa que por isso não terá nenhum problema em relação ao cigarro, saiba que o simples fato de inalar a fumaça do cigarro alheio pode trazer danos graves à saúde e até levar à morte. De acordo com um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 192 países, incluindo o Brasil, mais de 600 mil fumantes passivos morrem por ano no mundo vítimas de doenças relacionadas à exposição ao fumo. Desse total, 165 mil são crianças.




“Câncer de pulmão, infecções respiratórias, asma e problemas cardíacos são as principais causas de morte dos fumantes passivos”, diz o relatório.



Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), “ao consumir o tabaco são introduzidas no organismo mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 48 substâncias pré-cancerígenas, como agrotóxicos e substâncias radioativas que causam câncer. Ao respirar a fumaça do cigarro, os não fumantes correm o risco de ter as mesmas doenças que o fumante”.



A OMS alerta os países a adotar medidas urgentes para proteger os fumantes passivos, já que apenas 7,4% da população mundial vivem em regiões com ambientes livres do tabaco.

FONTE: ARCA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário