Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Hora de dormir

Por Débora Ferreira



Você já parou para pensar que o seu cansaço no dia a dia, falta de paciência com as situações e com as pessoas no ambiente de trabalho e as dores no corpo são reações dadas pela maneira inadequada de se posicionar no momento de dormir?



“A melhor posição para ficar durante a noite é na lateral, com as pernas flexionadas- dobradas, com um travesseiro no meio delas e outro na cabeça - que tenha a mesma altura até o ombro. A cabeça precisa ficar de uma maneira neutra, sem estar inclinada e a coluna ereta, sem ficar torcida”, explica a fisioterapeuta Diva Fukuma, do Centro de Dor, Neurocirurgia Funcional e Coluna do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.



Segundo a fisioterapeuta, muitas pessoas não conseguem adormecer nesta posição, por isso, são necessárias algumas outras dicas. “Para dormir na posição dorsal – de barriga para cima, é imprescindível colocar um travesseiro debaixo dos joelhos e outro fino na cabeça”, elucida.



Já na posição ventral – de barriga para baixo –, coloque um travesseiro debaixo da barriga e sem travesseiro na cabeça. Porém, esta é a pior posição para dormir, se puder evitar, é melhor.



“As posições corretas para dormir não mudam de acordo com o peso de cada pessoa. Para os que possuem algum tipo de alteração postural são necessárias orientações específicas para cada situação”, altera Diva.



De acordo com ela, a melhor posição é a de lado, tanto para adultos como para crianças e bebês. Especificamente para os bebês, dormir de lado é essencial quando há problemas de refluxo, para evitar broncoaspiração, caso ele vomite, ou de barriga para cima, evitando morte súbita.



Escolha do travesseiro



Para as pessoas que dormem de barriga para cima, o travesseiro deve ser macio e fino, apenas para preencher o espaço entre a nuca e o colchão.



“Caso a melhor disposição seja de lado, o travesseiro deve ter uma altura suficiente para preencher o espaço entre a cabeça e o colchão – criado pelo ombro e que não ceda muito”, ensina a especialista.



A escolha entre um e outro fica mais difícil quando a pessoa alterna de posição durante o sono. Segundo Diva, o melhor travesseiro é aquele que melhor se adapta ao estilo de cada pessoa e que proporciona o bem-estar ao acordar de uma noite bem dormida e sem dores na coluna.



Sem interrupções



Comece a deitar na posição correta: de lado, com os travesseiros bem posicionados e coluna ereta. “Não é necessário acordar durante a noite para saber se está dormindo corretamente, porque senão o sono não será tranquilo. Com o tempo, o corpo vai se acostumando. Entretanto, não é só isso que faz o sono tranquilo. Os fatores emocionais e físicos, como uma dor, influenciam”, finaliza a fisioterapeuta.



FONTE: ARCA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário