Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Os nomes de bebês mais escolhidos em 2010

O BabyCenter, guia virtual para futuras mamães e papais, divulgou o ranking dos 10 nomes mais escolhidos no Brasil em 2010. Com base nos nomes de bebês cadastrados no site, os acontecimentos do ano influenciaram muito nas escolhas. Personagens da Bíblia continuam muito apreciados, com a preponderância nas famílias evangélicas de nomes encontrados no Antigo Testamento.




Dos quase 44 mil bebês cadastrados no guia virtual, os cinco primeiros nomes escolhidos em 2010 foram, nesta ordem, Júlia, Sophia, Isabella, Maria Eduarda e Giovanna para meninas e Gabriel, Davi, Miguel, Arthur e Matheus para meninos.



O site destaca que Gabriel, o mais escolhido, também é o nome do primeiro neto da presidente Dilma Houssef, nascido no final do período das eleições do ano passado. Marina, nome de uma das candidatas à presidência (Marina Silva), subiu sete posições no ranking, ficando com o 33º lugar.



Entre os evangélicos, 52% dos nomes coletados foram retirados do Antigo Testamento e 37% do Novo Testamento. Alguns exemplos de nomes velhotestamentários citados foram Rebeca, Isaque, Ester e Calebe. Pela pesquisa, na população em geral, um quarto das crianças nascidas no Brasil recebem nomes baseados na religião. Para os evangélicos, a proporção aumenta: 40% escolhem nomes bíblicos.



Outra tendência mostrada na pesquisa foi a grafia cheia de floreios, que muitas vezes confunde. Sophia, por exemplo, foi mais escolhido que Sofia. Assim como Sarah superou Sara, Stella bateu Estela e Arthur preponderou sobre Artur.



Em ano de Copa do Mundo de Futebol, nomes de jogadores brasileiros e estrangeiros não foram esquecidos, além de pessoas ligadas ao evento sem terem participado, exatamente, no gramado, como Riquelme (baseado na modelo paraguaia Larissa Riquelme), Sneijder (jogador holandês) e até mesmo um Lionel Messi (futebolista argentino).



O BabyCenter não ficou restrito ao ano passado em relação à pesquisa publicada. Também fez projeções sobre nomes que poderão ser mais escolhidos em 2011. Os italianos como Lorenzo, Luigi e Vicenzo; curtos como Theo, Yuri e Luna; clássicos como Bernardo, Júlio e Vicente; ligados à natureza como Melissa, Mel e Flora; e até mesmo os inevitáveis internacionais, como Emily, Louise e Hannah, entre outros.



FONTE: ARCA UNIVERSAL

Um comentário:

  1. Pesquiso, atualmente, como a mídia influencia os nomes dos meninos, a maioria com o sufico "son" no fim dos nomes. A maioria dos atletas de vários esportes no Brasil terminam com " son" e outros são cópias de nomes estrangeiros. Vou pesquisar no baby center este tema. Parabéns pela iniciativa de seu blob
    Elisabeth Maria de Souza Camllo

    ResponderExcluir