Por Jaqueline Corrêa
Com certeza você já deve ter ouvido falar no chá verde. Originário da China, esta bebida milenar é feita com folhas de Camellia Sinensis e é rica em polifenóis, flavonoides e antioxidantes. Essas substâncias são importantes porque neutralizam os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células.
Para entendermos melhor a respeito dos benefícios desta bebida, considerada um ótimo emagrecedor, conversamos com a nutricionista Maria Flávia Crulcich, especializada em atletas, obesidade e obesidade infantil.
Benefícios à saúde
- O chá verde auxilia nos processos de emagrecimento;
- Combate doenças cardiovasculares, já que controla a pressão arterial;
- Reduz o risco de aterosclerose e outras doenças degenerativas;
- Tem eficaz ação cicatrizante;
- Reduz os níveis de colesterol;
- Reforça a saúde de dentes e gengivas e ajuda a combater infecção na garganta;
- Acelera a digestão;
- Combate a osteoporose e reduz o risco de artrose;
- Melhora o sistema imunológico, que passa a ser ativado.
Segundo a especialista, o chá verde é considerado emagrecedor porque acelera o nosso metabolismo e por ser diurético, aumentando bastante a excreção de urina.
Prevenção de câncer e Alzheimer
Em recente pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra, a ciência descobriu que o chá verde, além de todos os benefícios acima citados, pode ajudar a evitar o mal de Alzheimer e ainda pode prevenir o câncer. No estudo, os cientistas constataram que os compostos químicos presentes no chá guardam as células saudáveis de toxinas, desacelerando o crescimento de tumores.
Quer emagrecer? Então, preste atenção nas dicas:
1 – Faça uso do chá em conjunto com uma dieta que contenha pouca gordura e açúcar;
2 – Realize atividades físicas. Se você não tiver tempo para frequentar uma academia, faça caminhadas;
3 – Coma pouco e a cada 3 horas;
4 – Consuma o chá em pequenas doses durante o dia. Para a nutricionista, o ideal é consumir de três a quatro xícaras por dia. Você pode usar as folhas em saquinho ou as que são vendidas a granel;
5 – Outra dica importante é não se preocupar com as calorias e sim com a qualidade dos alimentos que ingerir. Isso significa ficar longe daqueles alimentos que fazem mal ao organismo, tais como frituras, doces e molhos elaborados.
6 – Beba uma boa quantidade de água. O ideal é ingerir cerca de 2 litros.
Lembre-se
Nenhum chá fará o milagre de deixá-lo magérrimo, sem que você faça algo para ajudar. O fundamental é manter uma dieta saudável, buscando, ao máximo, reeducar-se na alimentação. Procure um profissional especializado e fuja das dietas ditas “milagrosas”, que prometem um emagrecimento rápido, mas podem causar danos à sua saúde.
FONTE: ARCA UNIVERSAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário