Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

domingo, 15 de maio de 2011

A paz e o pacto


(*) Por bispo Paulo Roberto


A Bíblia menciona a história do Rei Acaz. Ele foi ungido rei, recebeu a autoridade para governar o povo de Judá, mas, quando assumiu o posto, deu lugar ao orgulho e à vaidade. Começou a pensar que poderia fazer as coisas de forma independente, sem a ajuda de Deus, deixando de lado a fidelidade para com o Senhor e entregando-se à idolatria. 

Como resultado, o reinado de Acaz tornou-se um caos total, trazendo grandes problemas e maldições ao povo. O rei impedia as pessoas de se aproximarem de Deus, deixando o povo em pedaços, oprimido e escravizado pelos inimigos. 

Quando o rei Acaz morreu, o filho dele, Ezequias, tornou-se rei. Com atitudes totalmente opostas as do pai, o novo rei fez o que era reto aos olhos de Deus, pois a mãe dele, Abia, era uma mulher temente, e que o aconselhou a obedecer aos mandamentos divinos. "Ezequias começou a reinar tendo 25 anos, e reinou 29 anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abia filha de Zacarias.Ele fez bem aos olhos do Senhor, conforme tudo o que Davi, seu pai tinha feito." (2 Crônicas 29.1-2).  

A primeira decisão de Ezequias foi restaurar a adoração ao Senhor. Para isso, ele entrou em ação e nunca se aliou aos inimigos do povo de Israel, pois ele queria colocar Deus em primeiro lugar.  (2 Crônicas 29:3-6).  

Para que todos se convertessem, Ezequias primeiro teve de limpar a casa de Deus, porque o altar foi contaminado com a idolatria. "Agora, pois, eu tenho que fazer uma aliança com o Senhor, o Deus de Israel, para separar-nos da sua ira." (2 Crônicas 29:10). 

Cada um de nós representa um santuário de Deus, e se queremos Ele nas nossas vidas, o primeiro passo que devemos tomar é de nos limparmos, antes de recebê-Lo, para que possamos ter uma vida bem sucedida, próspera e feliz, em todos os aspectos, fazendo assim um pacto com Deus. 

Uma aliança representa uma parceria, ou um casamento, onde duas pessoas se unem, prometendo ser fiel um ao outro, em todas as circunstâncias. Da mesma forma acontece quando se faz uma aliança com Deus. A pessoa faz do Senhor Jesus o único em sua vida, prometendo ser fiel a Ele permanentemente. Quando você tem uma aliança com Deus, Ele cuida, protege e orienta todos os seus passos. Ele abençoa a sua vida em todos os aspectos, porque Ele passa a ser o mestre dela. 

Quando Ezequias decidiu fazer um pacto com Deus, e começar a viver pela fé, a paz e a abundância vieram sobre todo o povo. A aldeia ficou livre de todos os inimigos, e eles começaram a ter abundância, as famílias foram libertas e transformadas. 

Da mesma forma como aconteceu com Ezequias e o povo de Israel no passado, hoje, você também pode fazer uma aliança com Deus. Para que isso aconteça, é preciso que você olhe, em primeiro lugar, para Deus, seja fiel a Ele e perseverante diante das dificuldades. E saiba que, se você concordar em fazer este pacto, poderá ficar tranquilo, pois com toda a certeza, Deus jamais o abandonará. 

Deus abençoe a todos.
FONTE: ARCA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário