Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Dona Bárbara" estreia nesta segunda na CNT



Originalmente escrita por Rómulo Gallegos e produzida pela RTI Televisión (Colômbia) para a Telemundo, "Dona Bárbara" é a nova aposta da CNT.  A história original teve seu primeiro capítulo publicado no dia 11 de agosto de 1929, em versão impressa na Venezuela.
"Dona Bárbara" foi gravada em 2008 e tem como protagonista a atriz mexicana Edith González.
 
A trama estreia nesta segunda (2), às 21h, substituindo a novela "Acorrentada".
 
A história
 
A trama conta a história de Bárbara Guaimarán, uma jovem que cresceu bela e feliz até sofrer um penoso incidente, pelo qual decidiu se vingar de todos os homens, tratando de seduzí-los e apaixoná-los para depois lhes tomar sua fortuna e suas terras.
Com a chegada de Santos Luzardo, um belo e brilhante advogado, e sua indiferença pelo jogo de sedução, desencadeiam uma guerra quando Marisela, a filha de Dona Bárbara, desprezada pela mesma e abandonada aos cuidados de um pai alcoólico, é descoberta por Santos, por quem se apaixona, o que a leva a enfrentar sua mãe, que realizaas mais atrozes ações para conseguir o amor do mesmo homem.

Personagens
 
Dona Bárbara (Edith González)
 
Proveniente da obscuridade mais profunda da selva amazônica e fruto da união entre a índia mansa e o branco oportunista, pouco se sabe sobre seus primeiros anos de vida. É uma bela mestiça que vive com sua babá Eustáquia e seu pai a bordo de uma embarcação que transporta mercadoria de um lado ao outro do rio Orinoco, o que a acostumou desde cedo ao trato brusco com os homens.
 
Sua mãe morreu ao dar a luz e seu pai não lhe presta a menor atenção, porém, apesar disso, Bárbara é feliz, pois conta com o carinho de Eustáquia e o amor de Asdrúbal, um jovem terno e educado, que subiu à embarcação como passageiro, e que passou a trabalhar para seu pai e a ensiná-la a ler e a escrever.
 
Dona Bárbara torna-se a amante de Lorenzo Barquero com a nítida intenção de ficar com sua fortuna e sua fazenda. Assim, engravida, mas, como a maternidade a deixa envergonhada de si mesma e seu rancor contra o homem torna-se cada vez maior, já que um filho significa para ela mais um êxito do macho, renega Maristela, a recém-nascida. Após despojar Lorenzo de seus bens e de sua juventude o abandona, e ele, infeliz e arruinado pelos vícios, é expulso da fazenda com a bebê nos braços.
 
Asdrubal (JenCarlos Canela)
 
Graças ao seu esforço e vontade de trabalhar, ganhou uma vaga na tripulação do barco liderado pelo pai de Bárbara. Em meio a jornadas exaustivas no rio, junto aos demais navegadores, o jovem despertou o espírito sonhador da jovem. Porém, a graça com que chamou a atenção de Dona Barbara também despertou o ódio dos homens, que acabaram com sua vida. Asdrúbal significou o único amor puro para Dona Barbara até o dia em que conheceu Santos Luzardo.
 
Santos Luzardo (Christian Meier)
 
É um jovem de princípios e de bom coração, descendente de genuínos habitantes das planícies e graduado em Direito. Odeia a violência porque cresceu nela e acredita firmemente no poder das leis e da razão acima da impunidade e da injustiça.
 
Entretanto, aí se encontra com as terríveis lembranças da família e descobre que está sendo despojado do que legitimamente lhe pertence por Dona Barbara. Sendo um homem honrado, respeitoso, moderno e liberal, movido por uma grande quantidade de sentimentos e emoções que o invadem, decide ficar e, com a cultura e a inteligência adquirida na universidade, combater a barbárie e a injustiça nascidas da ignorância, trazendo a civilização à terra que o viu crescer.
 
Dona Barbara vê no jovem advogado sua próxima vítima e põe em jogo toda sua arte de sedução, porém, desta vez, enfrentará um homem diferente. Santos Luzardo entra conflito com a selvagem mulher, acolhe Maristela em sua casa, a educa e se apaixona por ela, tratando de não cair das garras de Dona Barbara. No final, consegue derrotar todas suas artimanhas e trazer a civilização, a liberdade e a reivindicação de seus direitos
 
Lorenzo Barquero (Roberto Matheus)
 
Primo de Santos Luzardo, é um homem que teve o mundo a seus pés e o perdeu ao colocar os olhos e o coração em Dona Barbara, por quem caiu rendido diante de sua beleza e sensualidade. De brilhante universitário empreendedor passou a ser um bêbado a quem nem mesmo sua filha, Maristela, conseguiu devolver a ilusão.
 
Lorenzo e Dona Barbara tornaram-se amantes e ele se apaixonou perdidamente. Enquanto ele se afundava no alcoolismo, ela se apoderava de sua fortuna e sua fazenda, deixando-o destruído física e moralmente pelo amor, chegando a andar trêmulo e com ares de loucura. Santos Luzardo será quem chegará para ajudá-lo, assim como sua filha. 
 
Maristela (Génesis Rodríguez)
 
Filha legítima de Lorenzo Barquero e Dona Bárbara, é uma menina rude, áspera, inocente e abandonada pela própria mãe.

Marisela cresce analfabeta, suja e ao lado do pai, que ficou em ruínas após o abandono de sua mãe. Ela é uma criatura selvagem e grosseira, que, apesar de sua natureza, possui grande beleza e ternura em seus trapos sujos.

É ajudada por Santos, tornando-se uma garota feliz e alegre, e acaba se apaixonando desesperadamente por ele, tornando-se rival de sua mãe.
 
Antonio Sandoval (Arap Bethke)
 
Antonio é o chefe de Altamira e o amigo mais leal de Santos. Ele é honesto e trabalhador, um grande companheiro, mas seu único defeito é a sua relação com as mulheres.
 
Desde a infância ele ama Cecilia secretamente, mas é incapaz de mostrar o que sente por ela. Seu sentimento agora se tornou uma paixão incendiária, mas está relacionada com a Federica, filha astuto e impetuosa do coronel Pernia.
 
Balbino Paiba (Paulo Quevedo)
 
Balbino é o capataz da fazenda Altamira. Amante de Dona Barbara, está por trás de todos seus delitos, mostrando sua suposta fidelidade. Com um nível cultural muito baixo, é um ser traiçoeiro, de sangue frio e malévolo, capaz de passar por cima de seus próprios aliados a fim de conseguir seus desejos e saciar sua ambição. É covarde, desonesto, pretensioso e cego de inveja. Pensa somente em tirar proveito para si mesmo, anulando os lucros dos demais, já que não se importa com o bem-estar de ninguém.

Balbino serve ao diabo, à Dona Barbara e à sua própria ambição. Não se importa em trair a mão que lhe dá de comer, já que seu único objetivo é enriquecer a custa dos demais. Chegou a se tornar capataz da fazenda de Santos Luzardo graças à astúcia de Dona Barbara. Enquanto impõe suas regras em uma terra alheia, aproveita para roubar o gado e vendê-lo ao melhor comprador. A mesma cobiça com a qual comete suas maldades será a armadilha mortal que o destino está por lhe reservar.

Elenco completo

Edith González - Dona Bárbara
Maritza Rodríguez - Assunção Vergel
Javier Alexander - César Barqueros
Luís Mesa - Félix Luzardo
Jencarlos Canela - Asdrúbal
Hermel Valenzuela - Lorenzo Barqueros (Jovem)
Katie Barberi - Cecilia Vergel
Arap Bethke - Antonio Sandoval
Paulo Quevedo - Balbino Paiba
Raúl Gutiérrez - Coronel Pernalete
Lucy Martínez - Eustaquia
Iván Rodríguez - Melesio Sandoval
Martha Isabel Bolaños - Josefa
Alberto Valdiri - Mujiquita
Marcelo Cezán - Florencio Reis "O Quitadolores"
Juan Pablo Shuk - Gonzalo Zuluaga
Amparo Moreno - Casilda
Daniela Tapia - GervaciaLuto Velasco - Melquiades "O Bruxo"
Mimi Morais - Altagracia
Alejandra Sandoval - Genoveva
Pedro Rendón - Carmelito
Gary Forero - León Mondragón
Roberto Manrique - Maria Neves
Andrés Ogilvie-Browne - Juan Primito
Paula Barreto - Luisana Requena
Bibiana Corrales - Melezia
Adriana Silva - Josefina
Jimmie Bernal - William Danger
Andrés Felipe Martínez - Tigre Mondragón
Tiberio Cruz - Pajarote
Esmeralda Pinzón - Federica Pernalete
Naren Daryanani - Onza Mondragón
Hebert King - Dom Encarnación
Humberto Arango Fidel Castell - "O Sapo"
Dados técnicos
Emissora
Telemundo (Estados Unidos)
 
Tempo de exibição
Exibido de 04 de agosto de 2008 a 21 de maio de 2009

Número de capítulos
190
 
História original
Rómulo Gallegos

Adaptação
Valentina Parraga

Produtor
Hugo León Ferrer

Direção
Arturo Valcárcel Carrol
 
Tema de Abertura
Dame Tu Amor (Dame Fuerza) por Estela Díaz
 
Anote na agenda

"Dona Bárbara" estreia nesta segunda (2), a partir das 21h, na rede CNT.
FONTE: NA TELINHA


Nenhum comentário:

Postar um comentário