Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Livro de Eli

Eli, personagem vivido por Denzel Washington, é um homem solitário que vive em um mundo pós-apocalíptico. A trama passa a impressão de devastação, em um ambiente ausente de cores vivas e repleto de paisagens áridas.




Como o próprio título do filme indica, Eli é portador de um livro raro e precioso: a Bíblia. Orientado por uma voz a partir em direção ao Oeste dos Estados Unidos, o protagonista enfrenta inúmeros desafios em sua jornada, sendo o maior deles Carnegie, o áspero chefe de um vilarejo imundo onde o comércio de água (escassa no planeta) e mulheres se dá no mesmo patamar.



Não há meios de saber como a Terra ficou daquele jeito. A única informação que o telespectador tem é a de que todas as Bíblias foram queimadas, exceto a que Eli carrega durante sua trajetória. E, talvez, seja esse o motivo que Eli é diferente dos homens que cruzam seu caminho. Ele é o mocinho em um lugar onde instinto e livre arbítrio são o imperativo.



O final do filme é surpreendente. "O Livro de Eli", dirigido pelos irmãos Hughes, é o retrato perfeito do que acontece no mundo quando a presença Divina é excluída. Eli é como um ponto de luz em meio à escuridão que se tornou o planeta, e somente o livro que ele possui - a Bíblia - contém o segredo que pode salvar a humanidade.





FONTE: ARCA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário