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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Freios do carro

O freio do automóvel nos auxilia a reduzir a velocidade do carro quando necessário. O sistema deve ser acionado com cautela, por exemplo, em sinais de trânsito, mas às vezes pode ser usado repentinamente, por segurança.




A má utilização dos freios pode causar grandes problemas para o condutor do veículo. A falta de manutenção pode levar à corrosão de peças e até a acidentes graves no trânsito da cidade ou na estrada.



O especialista da Oficina Brasil, Antonio Cesar Costa, dá dicas para a boa conservação de todo o sistema de freios e para a utilização correta deles com o carro em andamento e parado, para evitar frenagens erradas, gastos e situações de perigo.



Freio de mão



É aconselhável usar o freio de mão sempre que o veículo estiver parado, em um cruzamento ou em um farol, onde o tempo de parada for mais longo. Com o carro parado em aclives, não se deve segurá-lo no pedal da embreagem, porque provoca o desgaste.



Ao estacionar o veículo, principalmente em declives, deve-se, além do freio de mão, deixar o carro engatado, para maior segurança.



Use o sistema de freio sempre junto com o freio motor



Ao frear o carro, certifique-se de que ele esteja engrenado. Dessa forma, os freios dividem com o motor a função de parar o veículo.



Mantenha distância



Manter a distância correta do carro que está à sua frente e não deixar para frear muito em cima ajuda a reduzir o desgaste das peças



Dobre o cuidado com pista molhada



Principalmente quando a umidade se mistura com a poeira e forma uma espécie de limo. Nessa situação, o correto é evitar freadas bruscas, que podem travar as rodas. Nos veículos com ABS, esse problema é controlado e pneus em bom estado também contribuem para uma freada mais segura.



Utilize produtos de qualidade na manutenção



Usar um fluido de freio contaminado, por exemplo, pode também provocar corrosão interna de peças.



Troque as peças na hora certa



Em média, a cada 15 mil quilômetros deve-se fazer uma revisão do sistema de freios. Isso inclui a parte dianteira, traseira e até o fluido de freio, que não necessita ser completado. Deve-se sim trocá-lo a cada 15 mil quilômetros, em razão de sua contaminação com a umidade existente no ar, que interfere em algumas características do fluido.



Caso perceba-se que o nível do fluido de freio baixou no reservatório, é preciso procurar imediatamente um mecânico, pois com certeza existe algum vazamento no sistema.



Revisão preventiva



A revisão garante um perfeito funcionamento não só do sistema de freios, mas do veículo como um todo, e traz mais segurança ao motorista.



FONTE: ARCA UNIVERSAL

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