Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MINISSÉRIE "SANSÃO E DALILA"

Em janeiro do ano que vem, o telespectadores da “Rede Record” vão voltar no tempo até 1.150 a.C. e se emocionar com a história de “Sansão e Dalila”. Se depender da superprodução e do zelo com as gravações da trama, a nova minissérie bíblica da emissora está com o sucesso garantido. Locações em vários lugares do País para reproduzir melhor as paisagens da época, elenco de primeira (com caracterização e maquiagem impecáveis), efeitos especiais pioneiros e participação de historiadores e pesquisadores.




Tudo foi pensado para que nenhum detalhe dessa importante passagem da Bíblia ficasse de fora. A série narra, do nascimento à morte, a trajetória de Sansão (vivido pelo ator Fernando Pavão), o herói hebreu que vem ao mundo para libertar Israel das mãos dos inimigos filisteus. De força sobrehumana, cuja fonte seria o seu cabelo, ele é capaz de derrotar sozinho de exércitos armados a animais selvagens.



Sansão, porém, não resiste aos poderes de sedução de uma cortesã filisteia, que acaba lhe traindo: Dalila, interpretada pela atriz Mel Lisboa, que estreia na “Record”.



A minissérie foi dividida em 16 capítulos, adaptados por Gustavo Reiz e dirigidos por João Camargo. Em cada capítulo haverá uma passagem clássica da vida de Sansão, seguindo a cronologia bíblica: lutas com mil soldados e com um leão, a retirada das portas de Gaza, a destruição do templo inimigo. “Ao mesmo tempo é uma história de fé e esperança, riquíssima em possibilidades dramáticas.



Sansão é um personagem tão humano que causa grande identificação: é um homem em constante busca, que se deixa levar pelos instintos e paixões, que erra e se arrepende”, afirmou Reiz, em entrevista à Folha Universal. Segundo ele, a vida de Sansão sempre chamou sua atenção pela narrativa dinâmica e pelos acontecimentos de grande impacto.



O autor contou ainda que teve a preocupação de se manter fiel à história original, com riqueza de detalhes e até mesmo com passagens pouco representadas em adaptações anteriores, mas que estão nas Sagradas Escrituras. “O maior cuidado foi criar tramas paralelas, como a trajetória de Dalila e o dia a dia da tribo de Sansão, de acordo com o contexto da época e de forma que não alterassem a mensagem do texto original. Ao contrário, que a reforçassem”, completou.



Para viver Sansão, o ator Fernando Pavão não poupou energia para fazer seu primeiro papel épico na tevê. Ele diz que além de uma rigorosa pesquisa histórica, se dedicou à malhação para ganhar músculos torneados, como exige o personagem, teve aulas de luta e até aprendeu a fazer pão, pois o povo hebreuvivia do cultivo do trigo. “Tudo tem que sair perfeito. Trata-se de uma oportunidade única”, frisou o ator, que já atuou em “Caminhos do Coração”, “Mutantes – Caminhos do Coração” e “Poder Paralelo”. Quanto aos longos cabelos, reforçado com ajuda de apliques de tranças, disse ter se acostumado.



“É uma história complexa e muito bonita. A força do Sansão nos cabelos é um pouco simbólico. Na verdade, a força dele está na fé”, disse, em entrevista ao programa “Hoje em Dia”, durante gravações em Minas Gerais.



Os cenários, aliás são outro ponto forte da minissérie. Em Minas, as cenas foram rodadas em uma fazenda de trigo na cidade de Madre de Deus, próxima a São João del Rey. No Nordeste, além de locações no Ceará, muitas passagens foram gravadas em dunas e lagoas de Natal, no Rio Grande do Norte. “A natureza é um personagem presente.



Foi excelente gravar no Nordeste. Enfrentamos alguns percalços, como dias de muito vento, que jogava areia nos nossos olhos. Tivemos de redobrar os cuidados”, declarou ao portal “R7”, o ator, Claudio Gabriel, que fará Héber, amigo de infância e companheiro de aventuras de Sansão.




Cenas complementares e que necessitavam de efeitos especiais foram filmadas dentro do complexo de estúdios RecNov, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Para Pavão, a cena em que luta com um leão é uma das mais empolgantes. “A produção importou um boneco dos Estados Unidos para essa cena.



Somado à tecnologia utilizada, a cena ficou muito real. Imperdível”, disse (leia mais no texto ao lado). O diretor João Camargo garante que haverá mais efeitos especiais que na minissérie bíblica anterior, “A História de Ester”, que foi ao ar em março (veja mais sobre as séries bíblicas no texto da página 9).



“Muitas lutas e outras cenas, que até os filmes (sobre Sansão) evitaram mostrar pela dificuldade de se fazer estarão presentes na minissérie”, declarou Camargo ao programa “Hoje em Dia”.



O elenco conta ainda com a participação de Thais Fersoza, Luli Miller, Rafaela Mandelli, Marcello Escorel, Karen Junqueira, Milhem Cortaz, Lu Grimaldi e Joana Balaguer, entre outros. Todos passaram por vários workshops com o historiador Maurício Santos e a preparadora corporal Maria Silva.



“Como a minissérie será transmitida em câmera de alta definição (HD), foi preciso ter o maior cuidado com relação à maquiagem dos atores. Estamos utilizando, por exemplo, maquiagem corretiva, líquida, aplicada com caneta de hieróglifo, para que as atrizes não aparentem estar com sombras e rímel. Também há muitas perucas, barbas e bigodes postiços. Vamos dar grande espetáculo ao público”, garante Vavá Torres, supervisor de caracterização da “Rede Record”.



Até a trilha sonora da minissérie precisou de atenção extra: foram contratados três músicos especializados em melodias do Oriente Médio. “Fazer a trilha musical de minisséries históricas requer um cuidado muito especial. É preciso situar o ambiente em que se está trabalhando.



Por isso, optamos por trabalhar com instrumentos de origem oriental, como alaúde, harpa rudimentar, flautas de bambu e de madeira, e instrumentos de ritmo, como pandeiro”, explica Manoel Barenbein, produtor musical da “Record”, que selecionou cerca de 16 principais temas instrumentais.



Por tudo isso, já dá para ver que a minissérie “Sansão e Dalila” promete mais do que história. Será uma trama repleta de ação, paixões, lutas impactantes e momentos emocionantes de esperança, superação e fé.



FONTE: FOLHA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário