Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

domingo, 29 de novembro de 2009

CONHEÇA TAMBÉM UM POUQUINHO DO ATOR EDSON CELULARI


Edson Celulari é um dos galãs do elenco da TV Globo. Casado, desde 1993, com a atriz Cláudia Raia, ele não conquistou o público apenas pelo corpo malhado e pelos cabelos grisalhos: são 30 anos de carreira e mais de 40 trabalhos na TV, no cinema e no teatro. Entre seus papéis de destaque está o revolucionário Jean Pierre, de “Que Rei sou eu?” (1989), o milionário Ricardo de “Deus nos acuda” (1992), e o “tio” Glauco de “América” (2005). É pai de dois filhos com a atriz: Enzo e Sophia.


Nascido em Bauru, interior de São Paulo, Edson Celulari teve uma infância tranqüila, disciplinada e de base católica. Aos 16 anos, mudou-se para São Paulo, onde cursou a Escola de Arte Dramática da USP. Seu primeiro trabalho televisivo foi na extinta TV Tupi, em 1979, na novela “Gaivotas”.


Em 1980, Celulari iniciou os trabalhos na TV Globo e, desde então, permanece no elenco principal da emissora. A primeira novela foi “Marina”, mas já participou de mais de vinte novelas e minisséries. O ator só fez um trabalho fora da Globo, em 1990, na novela “Brasileiros e Brasileiras”, do SBT.


Cláudia Raia e Edson Celulari em "Deus nos Acuda", novela em que iniciaram romance na vida real. Com Cleo Pires, onde interpretou o 'tio' Glauco, em "América".

Personagens variados
Entre os tantos papéis que interpretou na telinha, alguns ganharam destaque devido à polêmica em que seus personagens estavam inseridos. Em “América” (2005), por exemplo, ele interpretou um homem que se apaixonava por uma mulher mais nova do que ele - Lurdinha, interpretada por Cleo Pires. Já na novela “Páginas da Vida” (2006), viveu um militar casado uma mulher despojada e moderna, interpretada por Ana Paula Arósio, que lhe propõe um “relacionamento aberto” para enfrentar a crise no casamento. Outros novelas de destaque em que atuou foram “Páginas da Vida” (2006) e “Beleza Pura” (2008).


Edson participou de diversas minisséries, entre elas “Dona Flor e seus dois maridos” (1998), na qual interpretava Vadinho, o primeiro marido da personagem vivida por Giulia Gam. Em “Um Só Coração” (2004), ele encarnou o empresário paulistano Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccilo). Esta produção foi uma homenagem para a cidade de São Paulo.


O sucesso também aconteceu fora da TV. Entre as peças de teatro que marcaram sua carreira está “Calígula”, na qual ele ficou praticamente nu e encenava um “selinho” com outro homem. Outros destaques foram “Dom Quixote”, adaptação de Ruy Guerra, com a qual fez turnê pelo Brasil, e o musical “Hairspray” (2009). Já no cinema, merecem destaque suas atuações em filmes como “Ópera do Malandro” (1985), “Sexo frágil” (1986) e “Sexo, Amor e traição” (2004), “Diário de Um Mundo Novo” (2006), entre outros.


Casamento duradouro Uma das uniões mais famosas do Brasil no mundo artístico, Edson Celulari e Cláudia Raia se conheceram durante as gravações da novela “Deus nos acuda” (1992). No início, o ator tentou se esquivar do namoro, mas não resistiu às investidas de seu par romântico na trama. Da relação nasceram Enzo, de 12 anos, e Sophia, de 6 anos.


Os dois atores convivem bem com as cenas de amor do parceiro nas novelas e dizem não sentir ciúmes. Edson já declarou que adora estar casado e admira a independência da mulher. Além de cuidar das crianças e dividir as tarefas em casa, o ator diz que dá opiniões nos cardápios, na decoração da casa e nas festas feitas para os amigos. Cláudia Raia já declarou que o marido é um ótimo companheiro e um pai perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário