Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lilia Cabral dominou cena em que Griselda desmascara Antenor diante da família da namorada rica dele

Fina Estampa
Com apenas duas semanas no ar, Aguinaldo Silva já conseguiu colocar a sua novela na boca do povo.

Principal divulgador da mesma junto à imprensa – ele é bem mais solícito do que o próprio elenco –, ele fez o público parar para ver sua protagonista, Griselda, desmascarar o filho ingrato, Antenor, no capítulo de Fina Estampa (Globo) exibido nesta quarta-feira (7), feriado da Independência.

A audiência do capítulo foi de 40 pontos na Grande São Paulo.

O capítulo deixou bem claro que Lilia Cabral defende com unhas e dentes sua personagem, em uma interpretação que esbanja talento e muita naturalidade.

Afinal, é atriz tarimbada – é formada pela Escola de Arte Dramática da USP (Universidade de São Paulo) – e aparece livre de excessos típicos em suas colegas de trabalho. Ela convenceu e emocionou como a mãe sofrida e humilhada pelo filho e pela sogra deste.

A surra que Griselda deu em Antenor (Caio Castro) foi convincente até não mais poder, com o ator aparecendo com marcas no corpo no fim dela – prova da entrega dos dois.


Já o ponto fraco foi a perua Tereza, interpretada com todo o exagero possível por Christiane Torloni. Ao contrário dos outros personagens em cena, a atriz estava em um outro registro, bem mais próximo de uma vilã de desenho animado do que de um folhetim das 21h.

Com voz estridente e uma atuação cinco vezes acima ao necessário, ela cansou o telespectador. A atriz já entrou na novela em um registro tão acima que não há para onde crescer quando surge uma cena que pede esse tipo de atitude do intérprete.

Claudino Mayer, estudioso de telenovelas na USP e autor do livro Quem Matou – O Romance Policial na Telenovela, concorda que Christiane passou do ponto.

- A Christiane Torloni ainda não encontrou o tom adequado. Tudo bem que a personagem é bipolar e brega em todos os sentidos, mas ela está exagerada, sim. Mas a cena valeu pelo conjunto dos atores, com o destaque da Lilia. Todos em cena reagiram com o drama dela.

Apesar de algumas afetações, Ângela Vieira mandou bem como a atriz fracassada que, apesar do talento incomensurável, foi contratada por Antenor para se fazer passar por sua mãe. Ela manteve o bom humor e a impunidade cênica que a personagem pedia, dizendo o texto debochado tão típico de Aguinaldo Silva.

Falando em Antenor, seu intérprete, Caio Castro, e a atriz Adriana Birolli, na pele da riquinha Patrícia, cumpriram as marcações da direção sem grande destaque. Choraram na medida certa. Ponto para a disposição do ator em apanhar de verdade de Lilia Cabral, como ressalta Mayer.

- A surra dela foi o desabafo não só da Griselda, mas de várias mães que sofrem com esse tipo de problema com os filhos. Não há nada mais deprimente para uma mãe do que ser renegada por um filho.

Para completar, Marcelo Serrado, com o mordomo Crô, e Dalton Vigh, o marido banana de Tereza, René, fizeram bem em interferir o mínimo possível na cena em que o lugar deles era mesmo o de coadjuvantes, como lembra Claudino.

O autor do folhetim comemorou em seu blog a audiência alta de sua trama. Nas duas primeiras semanas, sua novela registrou 37,8 pontos de média. O número é 5,7 pontos a mais do que registrou Insensato Coração em suas duas primeiras semanas. Fina Estampa ainda supera as duas primeiras semanas das últimas seis novelas exibidas, incluindo aí Duas Caras, do próprio Aguinaldo Silva, que registrou 36,5 no mesmo período.



FONTE: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário