Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

sábado, 15 de maio de 2010

A HELENA DEVERIA TER SIDO A LUCIANA, DIZ ESPECIALISTA

Viver a Vida fechou todas as suas tramas nesta sexta-feira (14) e não surpreendeu. A novela, que foi alvo de críticas desde o começo, em 14 de setembro de 2009, chegou ao penúltimo capítulo quase que sem mistério, atraindo pouco a atenção do público e dos especialistas.




No penúltimo capítulo, por exemplo, nenhum grande mistério foi revelado. A última semana do folhetim de Manoel Carlos foi morna e não passou dos 44 pontos de média no Ibope, na grande São Paulo. Cada ponto no Ibope equivale a 60 mil casas.



O capítulo desta sexta continuou na mesma.



Para Claudino Mayer, pesquisador em teledramaturgia pela USP, o ponto positivo foi que todos os personagens secundários apareceram para encerrar a trama de forma natural, sem criar uma cena para forçar. Ele não se esqueceu de nenhum e fechou todas as histórias.



Com pontos fortes e fracos, Viver a Vida fugiu do perfil básico de Maneco, que sempre destacou a personagem principal com o nome de Helena, que seria uma mulher forte, batalhadora, com um grande drama. Mas, desta vez, a Helena, vivida por Taís Araújo, não impressionou. Tanto que a trama nem mesmo acabou com ela.



- A Helena da história deveria ter sido a Alinne Moraes, ou seja, a Luciana, já que ela sim mostrou tinha esses ingredientes, mostrou o que é superação e criou os principais momentos de tensão e emoção.



As Helenas de Manoel Carlos são bastante famosas e já foram interpretadas por atrizes como Vera Fisher e por Regina Duarte.



Claudino ainda comenta o marasmo do último capítulo:








- Parece que a novela acabou onde começou, sem nenhuma explicação para um suspense, sem nada que o público pudesse dizer “nossa, então foi por isso!”. Nada assim foi representado. Manteve ritmo lento, cansativo, arrastado. Não apresentou nada diferente. Assim como toda a novela, o último capítulo não teve um gancho que cativasse e prendesse a atenção do telespectador.



De acordo com Nilson Xavier, autor do Almanaque de Teledramaturgia Brasileira, é muito prejudicial levar uma novela do horário nobre até o final sem um grande segredo, sem um atrativo que fixe a atenção do público.



- A novela veio monótona, ficou sem história logo no começo e precisou de alterações nos personagens. A personagem da Natália do Vale é um grande exemplo. Ela começou a trama com um discurso e depois surtou. Não é uma novela que vai deixar saudades.



Apesar disso, os especialistas destacam que a bandeira social que Maneco levantou sobre a vida de cadeirantes foi válida.



- A questão dos cadeirantes foi ótima. Bem mostrada e informativa. Mais informativa que educativa. O saldo para essa abordagem é sempre positivo. – diz Nilson Xavier.



- Esse tipo de informação realmente valeu a novela. – completa Claudino Mayer.



Outro destaque, na opinião de Nilson, foram as atrizes Bárbara Paz e Alinne Moraes.



- As duas tiveram seus grandes momentos e seguraram a história muito bem.
FONTE R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário