Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

terça-feira, 23 de março de 2010

MOCINHOS E MOCINHAS

Entre as muitas histórias de amor que acontecem nos folhetins da TV, o romance entre a judia Ester e o rei Assuero, na minissérie A História de Ester (Record), tem tirado fôlego do público. Em conversa com o R7, a atriz Gabriela Durlo, que vive Ester na trama, explica o motivo por que a mocinha sofredora que luta com fé e coragem convenceu o público.




- A Ester é mais do que uma mocinha típica que é romântica, sonhadora e que luta pelo amor de sua vida. Apesar de seu aspecto frágil, ela arrisca o seu amor e até sua vida para salvar o seu povo. Esse é um dos fortes motivos de ela ter conseguido conquistar o público.



Segundo Gabriela, Ester vai mostrar ainda mais o lado de uma mulher corajosa que é capaz de ficar sem seu grande amor por uma grande causa.



- Nesta semana, o público vai ver um mocinha forte que arrisca perder até seu amado para salvar seu povo. As pessoas também se identificam bastante com o amor que ela tem pela família. Além do respeito pelos seres humanos que ela demonstra.



Para o pesquisador de teledramaturgia da USP (Universidade de São Paulo) Claudino Meyer, a figura da típica mocinha como a Ester “ficou no passado”. De acordo com Meyer, uma personagem que começa como boa moça nem sempre continuará até o final da trama com as mesmas características.



- Claro que mocinhas como Ester, quando o público sabe que será ela mesma do começo ao fim, faz sucesso. Mas o mercado da teledramaturgia mudou muito. Na verdade, só acompanhou essa nova sociedade que a todo momento muda. Muda de trabalho, muda de característica, muda de amor. ..



Meyer ainda explica que a caracterização de mocinhos dos anos 60, aqueles que o público percebia “de cara” que eram bons moços, quase não existem mais.



- O mocinho típico como Francisco Cuoco e a mocinha Regina Duarte em Selva de Pedra [Globo] ficou no passado. Hoje em dia, os autores conseguem perceber melhor o que o público quer e um ator que começa como boa pinta dá espaço para outro no meio da trama.



Este é o caso de Marcos em Viver a Vida (Globo). O personagem do galã José Mayer deixou de ser o bom moço e abriu espaço para o Bruno, personagem de Thiago Lacerda.




Ewerton de Castro fala sobre a trama

- Esta mudança tem a ver com a empatia do público pelo ator, pelo personagem. No caso, o personagem de Thiago Lacerda é que é bom moço, trabalhador. Qual é a mulher brasileira que não gosta? [risos].



Segundo Meyer, um outro exemplo de como o rumo dos mocinhos pode mudar foi na novela Caminho das Índias. No começo da trama, Marcio Garcia estava escalado para ser o grande amor da vida de Maya, personagem de Juliana Paes. Mas Rodrigo Lombardi (Raj) ganhou a simpatia do público e a história de amor mudou de rumo.



- Glória Perez [autora] conseguiu perceber que um agravava mais que o outro e transformou tudo. Hoje em dia, alguém pode ser mocinho por algum momento e, depois, não ser mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário