Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

segunda-feira, 29 de março de 2010

LIMA DUARTE ESTÁ COMEMORANDO 80 ANOS

Um dos ícones da televisão brasileira, o ator Lima Duarte completa 80 anos nesta segunda (29). O mineiro, que começou como aprendiz de sonoplastia na Rádio Tupi, construiu uma carreira cheia de personagens marcantes na televisão.




Ariclenes Venâncio Martins, verdadeiro nome do ator, nasceu no dia 29 de março de 1930, em Minas Gerais, próximo a Uberaba. Expulso de casa pelo pai aos 16 anos, o ator viajou de carona para São Paulo em um caminhão que transportava manga.



Após várias tentativas fracassadas de se tornar ator, recebeu o convite do dramaturgo Oduvaldo Vianna para interpretar um caipira na Rádio Tupi, quando adotou o nome artístico.



Ele ficou 26 anos na rádio e em 1950 participou do primeiro programa da TV brasileira. Em 1961, estreou no teatro de Arena, na peça O Testamento do Cangaceiro, de Chico de Assis.



Como diretor, Lima Duarte, teve sua experiência mais bem sucedida em 1968 com a novela Beto Rockfeller, de Bráulio Pedroso, na Tupi. Logo depois, dirigiu uma outra produção, a novela O Bofe (1972/1973) na Globo, ainda em parceria com Braúlio Pedroso, mas a produção não teve o mesmo sucesso da primeira.



Um dos papeis mais marcantes de Duarte é o cangaceiro Zeca Diabo, da novela O Bem Amado (1973), de Dias Gomes, na Globo. Com o empresário Salviano, em Pecado Capital (1976), levou o troféu de melhor ator da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes).



Outro sucesso foi Sinhozinho Malta, em Roque Santeiro, outra trama de Dias Gomes na Globo, em 1985. Em 1989, protagonizou a novela O Salvador da Pátria.



Seu trabalho mais recente na TV foi em 2009, na novela Caminho das Indias (Globo)de Glória Perez. Lima Duarte na qual viveu o indiano Shankar, pai adotivo de Bahuan, um dos personagens princiapais da trama.

fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário