Vinícius Manne, o modelo da abertura polêmica de “Brega & chique”, novela de Cassiano Gabus Mendes que a Globo exibiu em 1987, está no elenco do longa “Histórias íntimas”, como um homossexual do Segundo Império.
O filme, baseado no best-seller de Mary del Priore e dirigido por Julio Lellis e Breno Pessurno, mistura depoimentos de personalidades (Marília Pera, Lucélia Santos, Jean Wyllys, Ivan Lins, Lucinha Araújo e Nélida Piñon) a esquetes para falar sobre como a sociedade brasileira lida com a intimidade em diferentes épocas. O longa está sendo exibido em festivais.
A abertura da novela, ao som de “Pelado”, da banda Ultraje a Rigor, foi criada pelo designer Hans Donner e causou rebuliço, pois Vinícius aparecia com as nádegas expostas. De acordo com o projeto “Memória Globo”, a Censura exigiu que fosse colocada uma folha de parreira sobre o corpo do ator. Isso foi feito no segundo dia de exibição da novela. Após negociações, a versão original da abertura acabou sendo liberada e voltou a ser exibida pela Globo como no primeiro capítulo, embalada pelo refrão “pelado, pelado, nu com a mão no bolso”.
ABERTURA DE BREGA E CHIQUE
FONTE: PATRICIA KOGUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário