Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

domingo, 28 de agosto de 2011

hamster



Por Amanda Aron
Antes de começarmos a falar sobre hamsters, é necessário esclarecer que eles não são ratos, embora as duas espécies sejam biologicamente muito próximas. O nome hamster possui origem na palavra alemãhamstern, que significa “armazenar” ou “acumular”. Isso porque o pequeno roedor é capaz de guardar alimento ou material para fazer ninho em sua bochecha elástica, como se fosse uma bolsa.
Alimentação
Segundo a médica veterinária Silvia Ramos, de São José dos Campos (SP), essa criatura vive, em média, entre 2 e 3 anos, e se alimenta basicamente de grãos, cereais, frutas (maçã e pêra) e legumes. “Frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina, bem como carne crua, alface e tomate devem ser evitadas, porque podem prejudicar o funcionamento gástrico dos bichinhos”, orienta a veterinária.
Existem também rações completas no mercado, preparadas tanto para adultos quanto para filhotes. Além disso, eles gostam bastante de semente de girassol, brócolis, couve e frutas secas.
Doenças
A melhor forma de evitar doenças é limpar sempre as fezes e manter a higiene do local onde o animalzinho fica, normalmente uma gaiola. “Se houver contato entre o hamster e outros animais silvestres contaminados, ele pode sim transmitir doenças, sendo exemplo delas leptospirose e salmonela. Por isso, lave sempre as mãos após o manuseio do animal, não o beije e não coma com ele em seu colo” orienta Silvia.
As doenças mais comuns que o animal pode desenvolver são abscesso (acúmulo de pus), conjuntivite, alergias, resfriados e tumores. Caso seu animalzinho apresente comportamento atípico e não esteja se alimentando, consulte um veterinário de sua confiança.
Comportamento
Nos últimos anos, a procura por esse pequeno mamífero como animal de estimação tem crescido, porque além de bonitinhos e graciosos, eles costumam ser dóceis e fáceis de criar. Além do mais, possuem hábitos noturnos, ideal para quem passa o dia fora. “Ele dorme durante todo o dia, acorda ao entardecer, faz sua limpeza (lambe as patinhas e as esfrega pelo corpo) e depois vai se alimentar e se exercitar”, explica Silvia.
Por isso, é importante que a gaiola disponha de brinquedos, como rodas, túneis e gangorras. Mantenha sempre o ambiente limpo e ventilado, e preste atenção no espaço entre as grades ao adquirir uma gaiola, pois é muito comum os roedores prenderem algum membro do corpo nela e se machucarem.
Hamsters não são animais muito sociáveis com outros de sua espécie. No entanto, a veterinária dá uma dica: “Se colocados desde filhotes na mesma gaiola, eles podem se acostumar, então, a convivência pode se tornar possível.”
Mas, se a sua intenção não for criar hamsters, então mantenha os de sexo oposto em gaiolas separadas, porque eles se reproduzem com muita facilidade.
Lembre-se sempre de que animais de estimação não são brinquedos. Tenha cuidado ao manusear seu frágil corpinho, não se esqueça de alimentá-lo, trocar sua água e limpar o ambiente em que ele vive. Em troca, você terá um animalzinho saudável, que trará muita alegria à sua casa.
FONTE: ARCA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário