De estudante insensível a pai dedicado na reta final de Morde & Assopra (Globo), Guilherme (Klebber Toledo) parece que tomou jeito: passou a respeitar a mãe, Dulce (Cássia Kiss Magro), ama o filho e deixou de lado sua fixação pela mimada Alice (Marina Ruy Barbosa). Será?
É melhor não criar grandes expectativas com o moço. Guilherme não teve uma virada na trama, ele passa por uma fase em que começa a resolver angústias interiores. Quem garante é o autor da trama, Walcyr Carrasco.
- Eu não chamo de virada, não, mas no desenvolvimento da trajetória do personagem, que começa a resolver suas angústias interiores.
Em entrevista ao R7, o novelista disse, ainda, que prefere não rotular Guilherme como um vilão e aproxima o personagem a uma pessoa comum, “com qualidades e defeitos”.
- Não [é vilão] no sentido clássico da palavra. Ele é um rapaz com qualidades e defeitos, como todos nós.
Pelo desenrolar dos acontecimentos, Guilherme ainda vai passar por alguns problemas, além de aprontar mais algumas. O rapaz está planejando uma fuga para o Rio de Janeiro ao lado da namorada, Tânia (Carol Abras).
Para o pesquisador Claudino Mayer, autor do livro Quem Matou... O Romance Policial na Telenovela, Guilherme é, sim, um vilão, mas sem o grau de maldade dos clássicos vilões que atormentam a vida de todos.
- O Guilherme não tem aquele caráter do vilão clássico, que atormenta a vida de todo mundo, mas no núcleo o qual ele pertence, ele é vilão. Ele é perverso, é ambíguo e a indecisão caminha com ele. Quando ele passa por uma transformação, fica a dúvida do proveito que ele está tirando dessa situação.
Especialista diz que virada de Guilherme demorou
Morde & Assopra estreou em março e vai ter seu último capítulo exibido no dia 14 de outubro. A demora da virada de Guilherme na trama se deve ao fato de a história entre Dulce e o filho ser um melodrama, de acordo com Mayer.
- Era uma virada que demorou muito para acontecer porque a novela é sustentada no melodrama da mãe com o filho. A Dulce renunciava tudo em prol dele e essa renúncia é muito presente em histórias melodramáticas. Agora, ele está na mesma posição que a mãe e também vai precisar abrir mão de muitas coisas pelo filho.
O especialista acredita que tudo já estaria resolvido se a novela fosse mais baseada no tempo do mundo real. Mayer citou como exemplo a descoberta da viagem de Guilherme para o Rio de Janeiro.
- Dulce só vai se dar conta da fuga de Guilherme para o Rio de Janeiro no dia da viagem. Se ela história tivesse como base a realidade, ela já teria desmascarado a farsa, o Guilherme já teria terminado com a namorada, que humilha a mãe o filho dele, e vários outras coisas já teriam acontecido.
Para Carrasco, que entregou ao ator de 25 anos um personagem que ganhou destaque na novela, Klebber tornou Guilherme um jovem ainda mais cativante.
- O Klebber Toledo superou as expectativas. Eu acho que ele trouxe uma ternura que tornou o personagem ainda mais cativante.
FONTE: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário