Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Relembre crianças que cresceram atuando na TV



Na Semana da Criança, vamos relembrar atores que nos acostumamos a ver na TV desde que eram pequenos. Acompanhamos suas carreiras, vimos crescerem diante de nossos olhos como se eles fossem membros de nossa família ou amiguinhos de infância.
Glória Pires apareceu pela primeira vez na TV aos 8 anos, na abertura de uma reprise da novela “A Pequena Órfã“, em 1971. No ano seguinte atuou como atriz-mirim no Caso Especial “Sombra Suspeita” e na novela “Selva de Pedra”. A partir de “Dancin´ Days” (1978), passou a brilhar na TV e não parou mais. Atualmente está no ar no remake de “Guerra dos Sexos”.
Glória Pires na novela "Selva de Pedra" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Rosana Garcia ganhou notoriedade ao viver a Narizinho do “Sítio do Picapau Amarelo” da Globo, entre 1977 e 1980. A atriz estreou na TV em 1972, com 7 anos, na novela “O Primeiro Amor”. Em seguida, esteve no elenco da novela infantil “A Patota”, com outras crianças. Atualmente, ela é “coach” de atores-mirins, ou seja, acompanha, instrui e prepara crianças para atuar nas novelas. Sua última participação como atriz foi em um episódio de “A Grande Família”, este ano.
Rosana Garcia em "A Patota" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Rosana Garcia é irmã de uma atriz ainda mais conhecida que ela, por seus inúmeros trabalhos em novelas. Isabela Garcia seguiu os passos da mana e começou a atuar também desde pequena. Fez oCaso Especial “Medéia”, em 1975, com 7 anos. Aos 8, atuou em sua primeira novela, “Vejo a Lua no Céu”. Criança, trabalhou ainda em “Nina” (1977), “Pai Herói” (1979) e “Água Viva” (1980). Atualmente, Isabela Garcia está na novela das seis, “Lado a Lado”.

Isabela Garcia na novela "Água Viva" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Narjara Turetta tinha 9 anos quando viveu a graciosa protagonista da novela “Papai Coração”, da Tupi, em 1976. Entre 1979 e 1980, viveu a filha pré-adolescente de Regina Duarte no seriado “Malu Mulher”, na Globo. Atualmente, Narjara está no elenco da próxima novela das nove, “Salve Jorge”.
Narjara Turetta em "Malu Mulher" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Monique Curi cresceu fazendo novelas na Globo. Garotinha, participou de “Os Gigantes”, “Marina”, “Baila Comigo” e “Sol de Verão”, entre 1979 e 1983. Monique também estará em “Salve Jorge”.
Monique Curi em "Os Gigantes" (Foto: CEDOC/TV Globo)
O então garotinho louro Oberdan Júnior fez sucesso ao participar do Caso Verdade “O Menino do Olho Azul”, em 1982. No mesmo ano, entrava para o elenco da novela “Sol de Verão”, para depois atuar em “Amor com Amor se Paga” (1984) e “A Gata Comeu” (1985). Recentemente foi visto na minissérie “Rei Davi”, da Record.
Oberdan Junior em "Amor Com Amor Se Paga" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Os irmãos Selton e Danton Mello estão da TV desde pequenos. Selton estreou com 9 anos, no seriado “Dona Santa“, na Bandeirantes, em 1982. Ainda criança, atuou nas novelas “Braço de Ferro” (Bandeirantes, 1983), “Corpo a Corpo” (Globo, 1984/1985) e “Sinhá Moça” (Globo, 1986). Seu último trabalho na TV, como ator, foi na série “A Mulher Invisível”, em 2011.
Selton Mello em "Corpo a Corpo" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Danton Mello seguiu o mesmo caminho do irmão: com 10 anos participou de “A Gata Comeu” (1985). Criança, atuou ainda em “Vale Tudo” e “Tieta” (entre 1988 e 1990). Recentemente foi visto na última temporada de “Malhação”, que terminou em agosto.

Danton Mello na novela "A Gata Comeu" (Foto: CEDOC/TV Globo)
A graciosa menina Natália Lage, então com 10 anos, atuou no seriado “Tarcísio e Glória”, em 1988. No ano seguinte, estrelou a novela “O Salvador da Pátria”. Cresceu na TV trabalhando em várias produções da Globo. Atualmente, Natália está na série “Tapas e Beijos”.
Natália Lage no seriado "Tarcísio e Glória" (Foto: CEDOC/TV Globo)
A novela “Top Model” (1989/1990) lançou várias crianças, pré-adolescentes e adolescentes que seguiram carreira na TV, como Rodrigo Penna, Carol Machado, Gabriela Duarte, Marcelo Faria, Adriana Esteves e Flávia Alessandra.
Gabriela Duarte, Marcelo Faria, Henrique Farias, Carol Machado e Igor Lage na novela "Top Model" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Da mesma forma, a novela “Vamp”, em 1991: Fernanda Rodrigues, André Gonçalves, Fred Mayrinck e Amora Mautner – que se tornaram diretores de novelas – e outros.
Fernanda Rodrigues, Henrique Farias, Luciana Vendramini, Fábio Assunção, Pedro Vasconcellos e José Paulo Junior (Foto Nelson Di Rago/TV Globo)
Deborah Secco começou cedo: em 1990, então com 10 anos, participou de sua primeira novela: “Mico Preto”. Em 1993 esteve no elenco da minissérie “Contos de Verão” e, em 1994, no seriado “Confissões de Adolescente”. Nunca mais largou a televisão. Está na série “Louco Por Elas”, que terá nova temporada em breve.
Deborah Secco na minissérie "Contos de Verão" (Foto: CEDOC/TV Globo)
As então crianças Tatyane Fontinhas Goulart e Eduardo Caldas encantaram o público com seus personagens na novela “Felicidade”, em 1991. Eduardo, depois de alguns trabalhos ainda criança (“De Corpo e Alma”, “Pátria Minha”, “Vira-lata”, “Era Uma Vez…”), parou de atuar. Tatyane seguiu carreira (“O Mapa da Mina”, “Quatro Por Quatro”) – foi vista pela última vez na TV na minissérie “Cinquentinha”, em 2009.
Tatyane Goulart e Eduardo Caldas na novela "Felicidade"
Foi impossível não se apaixonar pela pequena Sandrinha da novela “Por Amor” (1997/1998). A atrizCecília Dassi atuou criança ainda na novela “Suave Veneno”, no ano seguinte. A série “A Vida Alheia”, de 2010, foi sua última aparição na TV.
Cecilia Dassi na novela "Por Amor" (Foto: CEDOC/TV Globo)
A ex-empreguete Isabelle Drummond (a Cida da recém-finalizada “Cheias de Charme”) tinha apenas 7 anos quando viveu a filha de Ana Paula Arósio na minissérie “Os Maias”, em 2001. Em seguida, foi a Emília da última versão do “Sítio do Picapau Amarelo” da Globo (entre 2001 e 2006).

Isabelle Drummond no "Sítio do Picapau Amarelo" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Bruna Marquezine, pequeninha, viveu a Salete da novela “Mulheres Apaixonadas”, em 2003. Foi crescendo e não parou de atuar em tramas da Globo. Atualmente, está no elenco de “Salve Jorge”.

Bruna Marquezine na novela "Mulheres Apaixonadas" (Foto: Gianne Carvalho/TV Globo)
Lembrei aqui alguns atores-mirins que não pararam de atuar. Mas a lista de crianças que marcaram a TV é grande. Como esquecer Patrícia Aires (a “Pequena Órfã”), Haroldo Botta e Douglas Mazzola (das novelas da Tupi dos anos 70), Alexandre Raymundo (das novelas da Band dos anos 80), Fábio Mássimo, Júlio César, Carlos Poyart, as irmãs Isabela e Gabriela Bicalho, Paulo Vignolo, Jonas Torres, Juliana Martins, Ígor Lage, João Rebello, Caio Junqueira, Paloma Duarte, Alessandra Aguiar, Patrick de Oliveira, Fernanda Nobre, Carolina Pavanelli, Caio Blat, Wagner Santisteban, Luiza Curvo, Ludmila Dayer, Fernanda Souza, Debora Falabella, Carla Diaz, Bruno Gagliasso, Jonatas Faro, os irmãos Stephany e Kayky Brito, Thiago de Los Reyes, Pedro Malta, Guilherme Vieira, Sérgio Malheiros, Carolina Oliveira, Miguel Rômulo, Marina Ruy Barbosa e tantos outros. E as crianças que brilham hoje, como Klara Castanho, Mel Maia e Anna Karolina Lannes (a Ritinha e a Ágata de “Avenida Brasil”), Jesuela Moro (de “Guerra dos Sexos”), e todo o elenco infantil de “Carrossel”.

FONTE: COLUNA DO NILSON XAVIER

Um comentário: