Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pedro


Por Elliana Garcia
O apóstolo Pedro tem uma das facetas mais interessantes da Bíblia. Era alguém que tinha todos os defeitos: impulsivo, intolerante, egoísta, medroso, interesseiro, inconstante. Ele estava presente em todas as situações em que Cristo estava e quase sempre se metia em alguma confusão ou falava algo fora de hora.
Pedro era um pescador e foi em frente à praia que ele e seu irmão, André, receberam o convite para seguir o Mestre. “Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.” (Mateus 4:20)
Pedro era sempre citado em primeiro lugar quando se referiam aos 12 apóstolos. Quando Jesus indagou aos discípulos quem pensavam que Ele era, Pedro reconhece que Cristo era o filho de Deus e recebe um elogio de Jesus. Mas logo depois esse homem, que não conhece a si mesmo e que era guiado por suas emoções, pede para Jesus ter compaixão de sua própria vida e não morrer pelo homem (leia Mateus 16:22).
Pedro pediu a Jesus para andar sobre as águas, mas a dúvida o fez afundar. Disse a Cristo que daria a vida por Ele, mas logo depois o nega e chora amargamente ao constatar que Jesus estava certo. Cristo não disse a Pedro que ele iria negá-lo apenas por que podia prever o que aconteceria, mas porque conhecia Pedro e sabia o quanto ele era impetuoso, irracional e emotivo.
Na cerimônia do lava pés, primeiro Pedro pergunta se Jesus poderia lavar os seus pés (leia João 13:6-9). Depois, fica em dúvida e diz que não vai deixá-lo fazer isso. Diante da resposta de Cristo, de que quem não lavasse os pés não teria parte com Ele, Pedro então pede que Ele lave não apenas os seus pés, mas também suas mãos e cabeça.
É possível mudar
O nome Pedro significa pedra, e ele era literalmente uma pedra no caminho de Jesus. Mas Cristo, com Seu olhar de amor, que olha não para o que somos, mas para o que nos tornaremos, lapidou essa pedra bruta em uma joia rara. Jesus é assim, Ele não desiste do homem.
Depois da ressurreição, Jesus aparece aos discípulos (leia João 21). Em uma dessas aparições, a Bíblia diz que Pedro voltara a exercer a sua antiga profissão. E mesmo passando a noite inteira pescando, ele nada apanhou. De manhã, Jesus apareceu a eles e não foi reconhecido. E, após se certificarem de que era o Mestre quem estava ali, e de que Jesus estava com fome, eles lançaram a rede ao mar. Era a terceira vez que Jesus se apresentava aos discípulos depois de ressurgir da morte.
Eis que Jesus pergunta a Pedro: “Tu me amas”? Da mesma forma que Pedro o havia negado, por três vezes, Jesus pergunta para ele na mesma medida, e a cada resposta afirmativa pedia que ele cuidasse de suas ovelhas, apascentasse o seu rebanho. E no final Jesus, mais uma vez, pede para Pedro segui-Lo.
Um novo homem
Pedro havia tido mais uma oportunidade. Jesus não olhou para o seu passado. Não o recriminou pela negativa. Jesus olhou para o coração de Pedro. Sabia que se aquele homem rude permitisse que o Espírito Santo fizesse morada em seu ser, faria muito mais além do que ele poderia imaginar.
Pedro era inculto, iletrado, conforme Lucas escreveu em Atos 4:13. Mas esse homem que antes era tímido, impulsivo, consegue falar para uma multidão. Ele, que antes não tinha fé e afundou mesmo andando com Cristo, agora estava alicerçado na Rocha e operava milagres. Em atos 2:4 ele faz um discurso para uma multidão após o Pentecostes.
Podemos comprovar a mudança de Pedro. Nos quatro evangelhos, são apontados todos os seus defeitos. Um homem rude, casca grossa que não pensava nas consequências. A partir do livro de Atos, ele se torna um novo homem.
Uma nova história
Na Epístola de 1 Pedro 1:1, ele começa dizendo: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo...” No versículo 3 ele fala que a misericórdia de Cristo o regenerou para uma viva esperança.
Esse homem enfrentou a prisão, as autoridades da época com tanta eloquência e não negou mais a Cristo. Ao contrário, em todo o tempo ele falava do amor de Deus, mesmo que corresse perigo.
O homem rude passou a falar de amor, de esperança, bondade, alegria e de que em todo tempo é preciso manifestar e falar do nome daquele que nos enviou.
Assim como Pedro, há muita gente que diz seguir a Jesus, mas que ainda carrega rancores e todos os sentimentos do velho homem. Pessoas que agem por impulso, que vivem de acordo com suas emoções e que acham que a resolução de seus problemas está em suas mãos.
Mas, basta um encontro com Deus para que o enredo de nossa história mude. E só o poder Dele para transformar o coração de uma pessoa.
Ainda há esperança. Ainda há tempo para uma mudança. Jesus tem esse poder de lapidar corações, de transformar o caráter, de mudar personalidades. De transformar o velho homem em uma nova criatura.
Assim como Pedro, talvez depois de ter errado você tenha desistido. Só que mais uma vez Ele pede que deixe a rede e o siga.
Pedro começou a sua história como pescador de peixes. Todos os seus defeitos são postos à prova durante o tempo em que convive com Jesus. Mas esse homem se despede das páginas da Bíblia como um modelo a ser seguido, advertindo-nos a crescer na graça e no conhecimento de nosso Salvador Jesus Cristo, e torna-se um pescador de almas.
A vida do apóstolo Pedro comprova que é possível mudar o nosso caráter. Que quando o Espírito Santo toma posse da nossa vida acontecem verdadeiros milagres

Nenhum comentário:

Postar um comentário