Todo ano são diagnosticados no mundo cerca de 12 milhões de novos casos de câncer, 500 mil deles, no Brasil. Um número que poderia ser reduzido, caso houvesse esforços mútuos de governos, organizações internacionais e dos cidadãos.
Diante desse panorama, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu recomendações mundiais para que se transformem em políticas públicas adaptadas a cada país.
Eduardo Cazap, presidente da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), faz um alerta: "O câncer pode ser prevenido e evitado porque muitos dos fatores que o provocam são conhecidos, mas são poucos os esforços para controlá-los”.
Recomendações
Pratique pelo menos 20 minutos de exercícios físicos por dia
Segundo a OMS, Cerca de 25% dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados, caso fossem praticados exercícios físicos moderados por, pelo menos, 150 minutos por semana. Isso equivale a 20 minutos diários de caminhada, ou ir de bicicleta ao trabalho, por exemplo.
Não fumar e não expor outras pessoas à fumaça do cigarro
O tipo de câncer que mais mata no mundo inteiro é o de pulmão. E não atinge somente quem fuma, pessoas expostas à fumaça do cigarro, os fumantes passivos, também têm a saúde comprometida.
Peter Baldini, diretor da Fundação Mundial do Pulmão pediu que os governos adotem leis antitabaco e que elevem o preço do cigarro.
Manter uma alimentação saudável
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) elaborou uma lista de alimentos indicados por sua ação anticancerígena. São eles: tomate, peixes, frutas amarelas ou laranjas, brócolis, alho, azeite de oliva extra virgem, frutas e vegetais vermelhos e roxos e soja.
É importante manter sempre o peso ideal e evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados.
FONTE: ARCA UNIVERSAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário