Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Lugares da Bíblia - Jericó


Por Marcelo Cypriano

 
Jericó era uma importante cidade dos tempos bíblicos, descrita no Antigo Testamento como a “Cidade das Palmeiras” ou “Cidade das Palmas”, pela abundância desse tipo de árvore na região. Ainda hoje, conserva o apelido. A passagem bíblica mais famosa sobre o lugar é a que mostra os hebreus, recém-chegados à Terra Prometida, derrubando as imponentes muralhas da cidade ao som de trombetas e gritos, conquistando-a, liderados por Josué.
A cidade, que fica a 27 quilômetros de Jerusalém, capital de Israel, pleiteia o título de a mais antiga do mundo continuamente habitada. Se não o é, nela há evidências de moradia de antes de 9 mil anos antes de Cristo (a.C.). Em todo caso, arqueólogos acreditam ser Jericó a primeira cidade fortificada da história mundial. Por lá já passaram grandes vultos históricos como Alexandre, Marco Antônio, Cleópatra e Heródes (que teria arrendado a cidade da referida imperatriz do Egito).
Por muitas vezes, Jericó é citada na Bíblia, no Antigo e no Novo Testamento. No Antigo, no livro de Josué, capítulo 6, é contada a conquista da cidade, quando os hebreus a tomaram ao som de trombetas e não pouparam os habitantes de ambos os sexos e de todas as idades, bem como seus animais, matando todos. Só pouparam a prostituta Raabe e sua família, pois esta escondera os espiões de Josué em sua casa. Depois, puseram fogo em tudo o que encontraram, menos nos materiais preciosos.
Gerações mais tarde, Jesus curou dois cegos quando saía de Jericó com os apóstolos (Mateus 20:29-34).
A cidade foi reconstruída inúmeras vezes ao longo da história, conforme era conquistada e povoada por culturas diferentes.
Mais baixa que o mar
Jericó está localizada a nordeste de Jerusalém, a apenas 10 quilômetros do Mar Morto e 250 metros abaixo do nível do mar, o que a torna a cidade mais baixa do planeta. Apesar da proximidade com Israel, está sob o controle da Autoridade Palestina.
A cidade fica em uma região árida. Devido às suas características climáticas, como a escassez de chuvas e proximidade a fontes de água doce, é considerada um enorme oásis (lugar com vegetação no meio do deserto).
A Colina do Sultão é o principal sítio arqueológico da cidade, com altura de 21 metros e extensão de 40 mil metros quadrados. No local, já foram encontrados objetos de aproximadamente 9000 a.C., em vestígios de uma construção que, supostamente, foi um templo de caçadores da época neolítica (pedra polida). Jericó só perde para Jerusalém a posição de cidade com mais escavações arqueológicas do planeta.

FONTE: ARCA UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário