Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

domingo, 16 de junho de 2013

Confederações: Brasil vence Japão com 3 a 0 e Dilma é vaiada



Seleção reunida para festejar o gol do atacante do Barcelona Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERSBRASÍLIA - A pouco menos de um ano da estreia no Mundial, a vitória era encarada como uma obrigação para a seleção brasileira na abertura da Copa das Confederações. A torcida, que praticamente lotou o Estádio Mané Garrincha, fez a parte dela nas arquibancadas. E o time dirigido por Luiz Felipe Scolari também. Com dois gols no início de cada tempo e outro nos minutos finais, o Brasil derrotou o Japão por 3 a 0. Neymar, que não balançava as redes há 10 jogos, quebrou a escrita, ao abrir o placar. O segundo foi marcado por Paulinho, enquanto Jô, que substituíra Fred, fez o terceiro, aos 47 do segundo tempo.

Autor do primeiro gol do torneio, Neymar comemorou a evolução do time:

- Nossa equipe vem crescendo no conjunto, e as indivualidades vão aparecer no momento certo. Não foi nada preocupante, apenas uma paulistinha (pancada) que tomei nas costas (a dez minutos do fim do jogo). Vou estar 100% para o México (quarta-feira, em Fortaleza) - garantiu o atacante da seleção e do Barcelona.

Na saída de campo, Felipão comentou a vitória:

- O meu sentimento é de que a gente vai encontrando uma equipe pouco a pouco, são pequenos detalhes que vão sendo ajustados e com o tempo vamos ver se a gente melhora.

Sobre Neymar, o técnico disse:

- Ele é um grande jogador, pode ter um ou outro momento em que pode não estar bem, mas no geral é um craque e vai fazer a diferença. O que vale ressaltar é o espírito do grupo, que é importante.


Antes de a bola rolar, a presidente Dilma Rousseff foi vaiada duas vezes pela torcida. Na primeira, ao ser citada pelo presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, também vaiado. Na segunda, ao dar como aberta a Copa das Confederações.
Com a bola rolando, as vaias tiveram outro alvo: o Japão. A cada toque na bola, principalmente no começo do jogo, a seleção dirigida pelo italiano Alberto Zaccheroni era vaiada.
E se a torcida já incentivava o Brasil a cada toque de bola, ela foi á loucura aos três minutos. Marcelo lançou Fred na meia-lua da grande área, que ajeitou meio de peito meio de braço direito para Neymar. O atacante do Barcelona pegou de primeira e mandou no ângulo. Uma pintura. Um dos melhores da etapa inicial, ao lado de Neymar, Hulk quase ampliou aos 21, ao tabelar com Daniel Alves e chutar para ótima defesa de Kawashima.
Limitando-se aos contra-ataques, o Japão pouco incomodou. Num dos raros momentos de perigo, aos oito, Honda desperdiçou ótima chance, ao chutar por cima do gol de Júlio César. Em toda a partida, o camisa 12 do Brasil fez duas boas defesas, mas chegou a assustar, ao dar rebote em dois outros lances.
Corta para o segundo tempo. Tal como no primeiro, o Brasil chegou ao gol no início. Dessa vez, aos dois minutos. Daniel Alves descobriu Paulinho próximo à marca do pênalti. O volante corintiano dominou, bateu forte e contou com falha de Kawashima para ampliar o placar. Há duas semanas, Paulinho também marcara no empate em 2 a 2 com a Inglaterra, no Maracanã.
A torcida começou a pedir a entrada de Lucas aos 10 minutos. Felipão atendeu aos pedidos aos 28 minutos, quando tirou Neymar e lançou o meia do PSG. Dois minutos antes, o camisa 10 da seleção sentira uma pancada ao dividir bola com Nagatomo. Logo em seguida, Hulk saiu para a entrada de Hernanes.
Fred, que pouco foi visto na área, quase ampliou aos 34 minutos. Após escanteio da direita, o atacante subiu e, de cabeça, tocou para fora, levando perigo ao Japão. No minuto seguinte, o camisa 9 foi substituído por Jô.
Os torcedores já ensaiavam gritos de ‘olé’ quando, aos 47, Oscar fez ótima jogada e lançou Jô, que tocou na saída do goleiro e fez 3 a 0.
E o Brasil, que tanto pediu o apoio da torcida, passou com sobras pelo primeiro teste na Copa das Confederações, deixando o campo sob aplausos.
BRASIL 3 X 0 JAPÃO

Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)

Árbitro: Pedro Proença (POR)

Auxiliares: José Trigo (POR) e Bertino Miranda (POR)

Cartões amarelos: Hasebe (JAP)

Gols: Neymar, aos 3'/1ºT; Paulinho, aos 3'/2ºT; Jô, aos 48'/2ºT

BRASIL: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Hulk (Hernanes - 29'/2ºT), Oscar e Neymar (Lucas - 28'/2ºT); Fred (Jô - 35'/2ºT). Técnico: Felipão.



JAPÃO: Kawashima, Uchida, Konno, Yoshida, Nagatomo; Endo (Hosogai - 33'/2ºT), Hasebe; Honda (Inui - 43'/2ºT), Kagawa, Kiyotake (Maeda - 5'/2ºT); Okazaki. Técnico: A. Zaccheroni.

Com informações de o globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário