Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

UMA MINISSÉRIE QUE PROMETE SER BOA



Estreia este mês a primeira minissérie da “Rede Record” produzida no complexo de novelas “RecNov (Record Novelas)”, no Rio de Janeiro: “A História de Ester”, inspirada no “Livro de Ester”, do Antigo Testamento. Em dez capítulos, o telespectador conhecerá a heroína Ester, papel da atriz Gabriela Durlo, uma órfã judia que se torna rainha da Pérsia após se apaixonar pelo rei. Também fazem parte dessa história de amor e ódio Marcos Pitombo, que fará o papel do rei Assuero, e Paulo Gorgulho, que será o vilão Amã, um conselheiro que convence o monarca a decretar o extermínio dos judeus. Para recriar a Pérsia de 479 anos antes de Cristo, o cenário foi reconstruído com os mesmos efeitos visuais utilizados na megaprodução cinematográfica de Hollywood “300” (2007), estrelada por Gerard Butler e Rodrigo Santoro.




“‘Ester’ conta a história de uma mulher de grande fé. É um desafio tremendo deixar isso transparecer de forma natural e muito sutil para que o público sinta e perceba a fé e o agir de Deus no desenrolar da trama. Outro desafio é transformar essa história em algo moderno, dinâmico e interessante para os dias de hoje”, descreve Vivian de Araújo, responsável pela adaptação. O ator Marcos Pitombo acrescenta: “O rei Assuero não é o herói clássico e só chega à redenção com a ajuda de Ester, após passar por vários conflitos. Ele é um homem que sofre com choque de valores e que não entende por que vive na solidão, ao mesmo tempo em que todos o bajulam. Saber agir nesse contexto, sem cair na caricatura, foi um grande desafio.”



Com investimento de R$ 4,5 milhões e o uso de câmeras de alta definição, as cenas estão sendo rodadas em Petrópolis (RJ) e no complexo “RecNov”, onde um dos estúdios foi coberto de areia e ganhou painel verde de chroma-key (onde são adicionadas imagens na fase de pós-produção) de 70 metros de comprimento por 6 m de altura. Desse modo, a equipe de efeitos visuais consegue transformar uma cena com 60 figurantes, 20 dublês, quatro cavalos e quatro atores principais em uma imagem com milhares de soldados, alguns até voando sobre o deserto persa.



“Essa cena de batalha foi realizada de maneira inédita na televisão brasileira e de modo similar ao filme ‘300’. Também criamos em 3D o teto do castelo do rei e as casas da cidade de Sussa, que só poderia ser reconstruída por computação gráfica. Tudo isso comprova que a ‘Record’ trouxe estrutura de cinema para a televisão, trabalhando com o que há de mais avançado em efeitos visuais”, garante Marcelo Brandão, supervisor de efeitos visuais da teledramaturgia da emissora. “A logística de gravação é muito detalhada, exigindo muita precisão dos atores. Mas adoro trabalhar desse modo e espero que esse universo da Pérsia antiga chegue ao telespectador de forma muito bacana e positiva”, acrescenta Pitombo, que teve aulas sobre a cultura persa, de equitação e de lutas com espada.



A história bíblica de Ester já havia sido adaptada pela “Rede Record” na telenovela “A História de Ester”, exibida em 1998. Desta vez, porém, a minissérie ganhará requintes de superprodução. “Pedi para a direção de arte e os figurinistas deixarem as cenas muito reais. Já os atores estão trabalhando com um afinco como há muito tempo não se via, em uma história que está sensibilizando toda a equipe e que levará as pessoas para uma época que estão muito pouco acostumadas a ver no cinema e na televisão”, co mpleta o diretor João Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário