Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

UMA ENTREVISTA COM O CANTOR GOSPEL BENO CESAR


Referência na música gospel, sobretudo pelas composições destinadas a nomes como Aline Barros, Mara Maravilha e Jamily, Beno Cesar tem tido a inusitada sensação de apreciar "Conquistando o Impossível", letra escrita em parceria com a irmã Solange César, como a música-tema do filme "Flordelis - Basta Uma Palavra Para Mudar", que estreou mês passado no circuito nacional.


"Pretendi fazer uma música que falasse de fé com uma linguagem universal, que qualquer pessoa que deseja vencer pode cantar", disse Beno, a respeito de um dos seus maiores sucessos interpretado Jamily e no longa por cantores como PG, Fernanda Brum e Cristina Mel.
Compositor, cantor e produtor musical, Beno Cesar fala sobre carreira, seu último trabalho - o CD "Tempo de Justiça" que pode ser baixado via download - e a versatilidade que o torna "perfeccionista ao extremo". "O que me preocupa é fazer o melhor porque é para Deus acima de tudo", disse em entrevista ao Guia-me.


Guia-me: É muito comum que filhos de pastores sejam constantemente cobrados por um comportamento exemplar simplesmente por serem descendentes de líderes com uma reputação de respeito. Por ser filho de pastor, até que ponto essa situação causa desconforto no jovem crente, de modo a influênciá-lo muitas vezes a sair da Igreja e distanciar-se de Deus?
Beno Cesar: De fato isso existe. Mas acredito que não deveria ser motivo para tal. Antes de ser filho de pastor tem que ter em mente que somos servos de Deus, daí não será preciso fazer força para manter uma pose.


Guia-me: Recentemente estreou nos cinemas o filme "Flordelis - Basta uma Palavra para Mudar", que escalou uma composição sua, "Conquistando o Impossível", como a música-tema do longa. Como foi para você ver uma letra sua nos cinemas interpretada por cantores como PG, Fernanda Brum e Cristina Mel?


Beno Cesar: Muito gratificante, pois recebo como mais um presente de Deus, confirmando que é Ele que por mim tudo executa.


Guia-me: Sobre "Conquistando o Impossível", como foi o processo de elaboração da letra?


Beno Cesar: Normal. Pretendi fazer uma música que falasse de fé com uma linguagem universal, que qualquer pessoa que deseja vencer pode cantar. Creio que esse foi, além de ser a vontade de Deus, um dos motivos que levaram à escolha dessa música para a trilha do filme.


Guia-me: Você já compôs, ao lado de sua irmã Solange de César, faixas de sucesso para Mara Maravilha, Jamily e J.Neto. Você se considera mais compositor ou cantor?


Beno Cesar: Na verdade praticamente todas as composições são em parceria com a Solange. Eu, na verdade, não me considero nem mais compositor nem mais cantor, defino tudo isso como alguém que tenta desenvolver o dom que recebeu de Deus. Mas as duas coisas caminham sempre juntas.


Guia-me: Por compor para diversos artistas, você também elabora letras em variados estilos. Você sente dificuldade em compor uma letra para um estilo que não aprecia tanto?


Beno Cesar: Na verdade não. Penso que o Senhor, quando chama alguém pra fazer algo, dá total condição, capacidade e até todas as ferramentas para essa pessoa.


Guia-me: Geralmente, qual é a sua reação das interpretações dos artistas que cantam as suas letras?


Beno Cesar: Eu sempre peço a Deus que direcione tudo conforme a sua vontade e Ele tem abençoado.


Guia-me: Caso fosse convidado, faria composições seculares?


Beno Cesar: Depende do que tenha que falar nessa letra. Coisas puras e sadias é bom falar a todos.


Guia-me: Pela experiência de compositor/produtor, você acredita que tenha uma cobrança maior com os seus trabalhos próprios como cantor? Você se considera perfeccionista?


Beno Cesar: Com certeza a responsabilidade olhando por esse aspecto é maior. Mas, o que me preocupa é fazer o melhor porque é para Deus acima de tudo, e é claro que por ser perfeccionista ao extremo (queria ser um pouco menos), procuro fazer uma coisa bem legal de se ouvir.


Guia-me: No seu mais recente trabalho, "Tempo de Justiça", você afirmou que a composição de "É Quase Meia Noite" foi fruto de um sonho. Como foi esse sonho e por qual motivo resolveu incluí-la no playlist desse CD?


Beno Cesar: Nesse sonho, Deus em forma de uma criança falou até do tema da música. Eu não poderia simplesmente ignorar e desprezar um sonho como esse, sem contar que é dever anunciar a volta do Senhor Jesus.


Guia-me: Com uma experiência de 14 anos como compositor, qual mensagem você procurou passar em "Tempo de Justiça"?


Beno Cesar: Acima de tudo evangelística, de fé e confiança nas santas promessa do Senhor, pois Ele é fiel e jamais falhará com sua palavra.
Gostaria de deixar um texto bíblico para todos que esperam o cumprimento das promessas do Senhor: "Antes mesmo que houvesse dia Eu SOU, e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos. Agindo EU, Quem impedirá?, diz o Senhor". Amém!


FONTE GUIA-ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário