Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PARA SUBIR NA VIDA


Tanto Jamie Oliver quando Gordon Ramsay têm excelente reputação de chefs. Mas Ramsay é mais lembrado como homem de televisão que pelas suas proezas nos vários restaurantes do mundo que levam a sua marca. É que ele faz muito barulho na TV. De Jamie Oliver, o GNT vai exibir um especial com receitas de Natal. De Ramsay, está apresentando o “Kitchen nighmares”, programa, como o título indica, em que nosso heroi aparece mais endiabrado do que nunca.
Essa semana, por exemplo, ele tentava salvar o restaurante Lela do desastre financeiro e do fracasso moral. Lela fica em Pomona, na Califórnia, e é administrado por uma mulher sem muita voz de comando. É aí que entra Ramsay. Seu papel não é o de chef. Ele chega para botar ordem na casa, repreender com veemência (muitas vezes excessiva) quem erra, e elogiar quem rema a favor. O que ele faz se aproxima mais daqueles programas ligados ao empreendedorismo do que da culinária propriamente dita. Aposto como o público de “Pequenas empresas, grandes negócios” aprecia suas dicas.
Não só este público. “Kitchen nighmares” é também um reality da melhor qualidade e Ramsay faz o papel do carrasco e do benfeitor dos participantes. Mas é na primeira missão que ele se afirma mesmo como showman. No programa sobre o Lela, ele humilhou um dos cozinheiros: “Por que você virou chef?” foi uma de suas perguntas aos berros. E só porque o interlocutor teve a coragem de responder (“Porque tenho paixão por comida”), ele se sentiu desrespeitado e saiu pisando mais no sujeito.
Por estas e outras, “Kitchen nighmares” é um dos melhores programas no gênero. Resta só saber que gênero é este. Se é que isso tem importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário