Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Aos 95 anos, Orlando Drummond, o Seu Peru, critica humor de hoje e diz: 'Não tenho medo da morte'

Orlando Drummond (Foto: O Globo)
Todo dia à noite, Orlando Drummond se senta em frente à televisão para assistir às reprises da "Escolinha do Professor Raimundo" no Viva.
Prestes a completar 95 anos de idade (em outubro), o eterno Seu Peru, personagem gay que coloria a sala de aula de Chico Anysio no início dos anos 1990, por vezes se emociona ao rever os "colegas de classe".
- É um ritual. Mato a saudade dos companheiros. Doze já se foram.
Em matéria de humor, Orlando, que diz não "mexer com Internet", prefere mesmo ter parado no tempo.
- O que vejo hoje não me agrada. Não tem texto. Ninguém escreve mais humor como antigamente. Sou dos bons tempos - diz ele, com a voz firme. - Mas a vida é assim mesmo, um ciclo.
Com 73 anos de carreira (o início foi como contrarrega da Rádio Tupi), Orlando é conhecido tanto pelo trabalho na televisão quanto pelo de dublador. É a voz oficial do Scooby-Doo há 38 anos, o que lhe rendeu um verbete no Guiness. Entre os vários personagens aos quais deu voz estão Popeye e Alf, o ETeimoso.
A comemoração do aniversário este ano será discreta.
- Já estou tão habituado à idade que um ano a mais ou a menos não faz diferença. Não tenho medo da morte. Eu me precupo com coisas materiais. Já cumpri meu dever direitinho - diz ele.
Casado há 64 anos, Orlando dá sua receita de longevidade.
- Cuido da saúde, tenho só uma tonteirinha aqui ou ali. Fui remador por 20 anos e, todos os dias, faço caminhadas com a patroa, em Vila Isabel (bairro da Zona Norte do Rio), ela me incentiva. Tenho que me cuidar porque tenho uma mulher 15 anos mais nova do que eu - brinca ele. 
Ainda disposto a trabalhar, Orlando diz que foi "sendo afastado pela idade", embora ainda seja chamado de vez em quando para uma dublagem ou outra para "não perder o pique". Sua aparição mais recente foi no "Zorra total", em 2011.
- Se parar de falar, paro de viver. Ninguém esqueceu de mim, graças a Deus. Todos me cumprimentam na rua, dizem: 'Lá vai o Peru com Mel de Vila Isabel!'. E a Globo também me dá o maiorrrapoio - brinca, lembrando um de seus bordões.
Orlando Drummond (Foto: O Globo)ORLANDO DRUMMOND (FOTO: O GLOBO)
Orlando como Seu Peru na 'Escolinha do Professor Raimundo' (Foto: TV Globo)ORLANDO COMO SEU PERU NA 'ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO' (FOTO: TV GLOBO)


FONTE: PATRICIA KOGUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário