Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"CORTINA DE VIDRO" NOVELA ESCRITA POR WALCYR CARRASCO NO SBT


Cortina de Vidro é uma telenovela brasileira exibida pelo SBT, de 23 de outubro de 1989 a 5 de maio de 1990, às 19h45. De autoria de Walcyr Carrasco, a novela teve a colaboração de Miguel Fillage e argumento de Guga de Oliveira. Com direção de John Herbert, Álvaro Fugulin e Guga de Oliveira, a telenovela teve co-produção da Miksom.


Sinopse


Frederico Stuart é um homem milionário que se faz de pobretão para se aproximar de Branca, uma jovem bailarina. No entanto, esse disfarce serve para aproximá-lo da operária Ângela, que passa a cuidar dele quando este perde a memória após o incêndio de seu edifício.

Elenco


em ordem de abertura da novela

Ator Personagem

Herson Capri   (Frederico Stuart )

Ester Góes-  Glória

Antônio Abujamra-- Arnon Balakian

Sandra Annenberg-- Ângela

Betty Gofman --Branca

Sérgio Mamberti --Cristóvão



Participação Especial

Débora Duarte --Giovana

Gianfrancesco Guarnieri-- Artur

John Herbert-- Filipe

Adriano Reys-- William

Renato Borghi-- Ricardo

Kate Hansen Cíntia

Jayme Periard-- Marcelo

Odilon Wagner-- Ulisses Filho

Norma Blum-- Clarisse

Cláudio Curi-- Dico

Aldine Müller-- Judith

George Otto-- Nicolau

Liza Vieira-- Cláudia

Raymundo de Souza --Dantas



Com

Gésio Amadeu

Tuna Dwek-- Rosário

Ângela Figueiredo-- Paloma
Matilde Mastrangi --Emanuelle

Luís Carlos de Moraes-- Victor

Geraldo Del Rey

José Carlos Andrade

Barrinhos Freire

José Américo Magno Romeu

Flávio Porto

Cristina Ribeiro

Marise Nóbrega Eurídice



Tratava-se de uma estratégia ousada do SBT, que tinha como objetivo fazer com que o telespectador sintonizasse o canal. Vale lembrar que o SBT ainda não tinha um núcleo forte de dramaturgia, capaz de concorrer com a Globo e com a extinta Manchete.


A novela contou com a presença da então atriz Sandra Annenberg, que pouco tempo depois viraria uma bem-sucedida apresentadora de telejornais. Outra futura jornalista que estava na novela era Valéria Balbi, que se tornaria esposa de Guga de Oliveira.

Cortina de Vidro foi uma produção independente, produzida por Guga de Oliveira.

Primeira novela de Sabrina Sato - assinando Sabrina Rahal - que atualmente trabalha no Pânico na TV.

Nívea Maria chegou a gravar algumas cenas da novela, mas desistiu e foi substituída por Ester Góes.

A "cortina de vidro" do título da novela se referia ao edifício Dacon, localizado nas esquinas das avenidas Faria Lima e Cidade Jardim, em São Paulo onde a história estava centralizada, bem como sua produção, até o autor Walcyr Carrasco mudar tudo e realizar uma catástrofe idêntica à criada por Janete Clair em Anastácia, a Mulher Sem Destino (Rede Globo, 1967) e à explosão do shopping que aconteceria em Torre de Babel (Rede Globo, 1998/1999). O prédio é incendiado, muitos personagens morrem e a trama começa uma nova fase com outro pólo.

Faltando alguns capítulos para o final, aconteceu, talvez, a maior ousadia na história da telenovela brasileira: é a cena em que Arnon Balakian estupra a própria filha, Michele. A intérprete da personagem, Carola Oliveira, seria anos mais tarde Carola Scarpa, ex-mulher do playboy Chiquinho Scarpa.


A telenovela foi um fracasso. Uma das causas foi a novela Top Model (Rede Globo, 1989/1990) que fazia um sucesso estrondoso naquela época. Esse era um dos motivos graves da baixa audiência.

Um comentário: