Por Carlos Gutemberg / Foto: Divulgação
O longa-metragem de animação “Up – Altas Aventuras”, conta a história do vendedor de balões Carl Fredricksen, que aos 78 anos mora sozinho e está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O imóvel fica em um terreno onde será construído um edifício.
Além disso, um incidente leva Carl a acertar uma pessoa com sua bengala, e ele passa a ser considerado uma ameaça pública. Para evitar ser mandado à força para um asilo, o vendedor enche milhares de balões e prende-os no teto de sua casa, fazendo com que ela levante voo. O objetivo dele é viajar em direção ao magnífico Paraíso das Cachoeiras, em uma floresta na América do Sul, onde Ellie desejava morar.
O que ele não esperava é que Russell, um menino de 8 anos, tivesse embarcado junto com ele nessa aventura. O garoto é um escoteiro, amante da natureza, e pretende ganhar uma medalha de mérito por ajudar um idoso.
Após enfrentar uma forte tempestade, os dois aterrissam em um local próximo ao Paraíso das Cachoeiras. Eles começam a puxar a casa, que é sustentada pelos balões, circulando até chegar ao seu destino. No entanto, o tempo corre contra eles, já que o gás dos balões dura apenas 3 dias.
Durante a caminhada, Russell encontra uma ave tropical gigante e colorida, e dá a ela o nome de Kevin, não percebendo que se trata de uma fêmea. Logo adiante eles conhecem o cachorro Dug, que tem consigo uma coleira que o permite traduzir seus pensamentos em fala.
A partir desses encontros, dá-se início a uma verdadeira perseguição, comandada por um homem misterioso da floresta, que deseja aprisionar Kevin. Carl e Russel fazem de tudo para evitar que isso aconteça.
Apesar de ser uma animação, “Up – Altas Aventuras” é um filme que traz mensagens valiosas para toda a família. É possível refletir sobre a pureza do menino Russel, que desejava fazer a diferença, cuidando do ambiente em que vive, bem como ajudando as pessoas mais velhas, tão desrespeitadas hoje em dia.
A atitude de Carl, o vendedor de balões, que durante tantos anos alimentou o sonho de conhecer o Paraíso das Cachoeiras, também nos mostra que nunca é tarde para se alcançar um objetivo, não importa qual seja a condição da pessoa. Para isso, muitas vezes, basta dar um passo, mesmo que ele seja o primeiro de uma longa caminhada.
Disponível em DVD.
FONTE: ARCA UNIVERSAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário