Clique sobre a imagem e conheça a página do autor na Amazon!

quinta-feira, 31 de março de 2011

O banquete da Sabedoria


Por Jaqueline Corrêa
Salomão continua ensinando sobre a importância da Sabedoria. Neste capítulo, ele fala que a Sabedoria construiu uma casa sobre sete colunas, organizou uma festa, mandou matar animais, preparou bebidas e pôs uma mesa. Também ordenou que suas empregadas gritassem, convidando as pessoas para o evento. Elas diziam: “Quem é simples, volte-se para aqui... Vinde, comei do meu pão e bebam do vinho que misturei.” (Leia Provérbios 9:1-5)
O convite da Razão para a vida
1 – A Sabedoria manda convidar as pessoas, dizendo: “Deixai os insensatos e vivei; andai pelo caminho do entendimento.” (Provérbios 9: 6)
2 – Não repreenda uma pessoa vaidosa. Se você fizer isso trará vergonha para si mesmo. Tente corrigir uma pessoa ruim, e veja o quanto será humilhado (Provérbios 9:7);
3 – Não chame a atenção da pessoa que vive zombando dos outros, pois você ganhará o ódio dela. Mas, corrija sim a pessoa que é sábia, aquela que tem sede para aprender, e você ganhará o respeito dela, porque tudo o que ensinar a ela a tornará ainda mais sábia e prudente (Provérbios 9: 8-9);
4 – Quer ser sábio? Primeiro tema a Deus. Se você conhecê-LO, conseguirá compreender as coisas. Fazendo isso, terá uma longa vida pela frente (Provérbios 9: 10-11);
5 – Se você for sábio, terá lucro; mas, se for uma pessoa que zomba das coisas, só você sofrerá (Provérbios 9: 12);
O convite da emoção para a morte
6 – Você sabe o que é a falta de juízo? É semelhante a uma pessoa apaixonada, louca e ignorante, que não tem conhecimento de nada. Ela fica sentada em um lugar alto, para dizer aos que seguem corretamente o seu caminho: “Quem é simples, volte-se para aqui... As águas roubadas são mais doces, e o pão comido às ocultas é agradável.” (Provérbios 9: 13-17);
7 – Essas pessoas, porém, não sabem que os que aceitam o seu convite morrem, e que aqueles que aceitaram já estão nas profundezas do inferno (Provérbios 9: 18).
FONTE: ARCA UNIVERSAL

Entrevista com Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica


Por Débora Ferreira / Fotos: Divulgação
Filho de Antônio Maurício de Sousa, poeta e barbeiro, e Petronilha Araújo de Sousa, poetisa, o desenhista mais famoso do Brasil nasceu em outubro de 1935 em uma pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Com poucos meses, ele foi levado pela família para Mogi das Cruzes (SP), onde passou parte da vida.
Como foi sua infância? 
Tive uma infância maravilhosa. Pais carinhosos e sensíveis, irmãos e parentes alegres, colegas de diferentes etnias e ricos em personalidade. Além disso, uma rua inteira de terra para brincar. O que mais poderia querer? Foi tão bom que estou esticando essa infância até hoje. E minhas historinhas espelham tudo o que vivi nessa época de ouro.
Como aconteceu o seu primeiro contato com o desenho profissional?
Minha primeira tira publicada foi com os personagens Bidu e Franjinha, na Folha da Manhã, em junho de 1959, depois de 5 anos trabalhando no jornal como repórter policial. Mas o desenho era meu objetivo. Desde que publiquei minhas primeiras ilustrações em jornais de Mogi das Cruzes (SP), de onde eu viera. Assim, posso considerar que minha carreira profissional como desenhista começou com essa pequena tira do Bidu.
Quantas publicações (em média) você já tem?
Depois de uma pequena experiência com a publicação de alguns poucos números de uma revista chamada Bidu, lançada em 1961, esperei 10 anos para lançar a revista Mônica, em 1970. Hoje, em média, lançamos 10 revistas periódicas por mês, fora almanaques com republicações e revistas especiais, isso dá um total de 16 revistas.
Essa revista Mônica tem um histórico de 500 exemplares lançados até hoje. E em alguns países, como Indonésia, por exemplo, a "Monika" já está chegando aos 150 exemplares publicados. Com isso, se somarmos tiragens nacionais e internacionais devemos ter passado de 1 bilhão de revistas lançadas até hoje.
Você começou com o Bidu e Franjinha. Hoje em dia, são quantos personagens?
Não tenho a conta fechada, pois sempre estamos criando diversos personagens secundários para as histórias e que às vezes se transformam em principais. Mas os que tiveram continuidade chegam aos 200.
Qual o número de profissionais que trabalha na sua equipe?
Se contarmos com a área de animação já somos cerca de 200. E precisamos ampliar esse número.
Como é feito hoje o processo de produção de um gibi e como era antes?
Antes só tínhamos o processo manual para desenhar. Hoje temos a produção digital. Utilizamos diversas técnicas e formas para cada setor de produção. Temos a preocupação de acompanhar o desenvolvimento da tecnologia como ferramenta maravilhosa para nossos trabalhos.
Você ainda desenha pessoalmente os gibis e demais produtos ou tem ajuda? Caso sim, como faz para recrutar desenhistas com traços tão parecidos com os seus, já que o traço é algo muito pessoal?
Quando sobra um tempinho eu rabisco alguma historinha. Mas reviso todos os roteiros e acompanho a produção das cerca de 1.200 páginas de quadrinhos por mês.
Em relação aos novos desenhistas, hoje eles já chegam prontos. Conhecem bem nossos personagens e nossas historinhas. No começo é que foi difícil, pois cada um que entrava tinha que prepará-lo como numa escolinha.
Você tem algum desenhista como inspiração?
Tive grandes mestres dos quadrinhos na base da minha formação. No campo internacional, o Will Eisner, que tive a honra de ter como amigo. No Brasil, sempre admirei a arte de Jayme Cortez e tive a sorte de tê-lo trabalhando comigo.
A lista completa das minhas referências está no livro do Sidney Gusman "Quadrinho a Quadrinho".
Costuma ler quadrinhos? Quais?
Depois de dar uma passada de olhos em novidades que estejam nas bancas ou livrarias, tenho me firmado mais nos autores brasileiros. Alguns dos quais estão participando dos especiais MSP50. Todos desenham alguma história a sua maneira,  utilizando os personagens da Turma da Mônica nos seus estilos. Já são 100 autores publicados e mais 50 que estarão no próximo MSP+50 a ser lançado na Bienal do Livro de agosto deste ano. O Sidney Gusman, editor dessas coletâneas, me informa sobre todos esses estilos e novos desenhistas que estão surgindo no mercado. Cada dia fico mais alegre de ver tanta diversidade com qualidade.
A Turma da Mônica está em outros países? Quais?
Hoje publicamos em torno de 50 países. A relação é grande, mas entre eles está a China, Itália, França, Portugal, Angola e até o Vietnã.
A Turma da Mônica é famosa por trazer para crianças assuntos polêmicos, de uma forma muito bem elaborada, como o personagem autista e personagem filho de pais separados. Para abordar tais temas você faz pesquisa ou consulta profissionais (terapeutas e médicos) para acertar na abordagem?
Sem dúvida temos que ter muita atenção para colocar algum novo personagem nas histórias da turminha. Nos casos de personagens com cuidados especiais, então, essa responsabilidade é redobrada. Fazemos muita pesquisa tanto com ONGs da área como nas crianças que vivem esse problema.
Qual a dica que você dá para quem quer levar o desenho como profissão?
Em primeiro lugar é gostar do que faz. Depois é muito trabalho e paciência. Para completar é preciso ter consciência de que sempre devemos aprender e aprimorar nosso trabalho.
FONTE: ARCA UNIVERSAL

Carolina Dieckmann é a escolhida de Aguinaldo Silva para "Fina Estampa"

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20110330124311.jpg
Depois de muita especulação sobre quem substituiria Juliana Paes - que pediu afastamento para se dedicar ao seu filho - na novela “Fina Estampa”, finalmente Aguinaldo Silva fez sua escolha: Carolina Dieckmann. 

A atriz interpretará Teodora e poderá fazer par romântico com Rodrigo Santoro. Wolf Maia, diretor da trama, disse que pensa em convidar o ator para o papel de Walace, um jogador de futebol que será a razão da separação de Teodora, casada com Quinzé, interpretado por Malvino Savador.

A outra alternativa do diretor é Marcio Garcia, caso Rodrigo não aceite a proposta.

Com informações de “O Dia”.

Regina Duarte ganha personagem de destaque no remake de "O Astro"


Após uma participação especial em "Araguaia", Regina Duarte voltará às novelas com personagem de destaque. Ela está confirmada no remake de "O Astro". 

No ano passado, Regina – em palestra – disse que só estava esperando convites para voltar à TV.

"O Astro" foi uma novela escrita por Janete Clair em 1978 e será adaptada como microssérie de aproximadamente 60 capítulos.



FONTE: PLANETA TV

Benedito Ruy Barbosa pode emplacar novela inédita às 21h na Globo



  • De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, do Canal 1, Benedito Ruy Barbosa pode emplacar, finalmente, uma novela na faixa das 21h da Globo.

    Se o acordo for firmado, poderá ser do Benedito, e não de João Emanuel Carneiro, a substituta de "Fina Estampa", de Aguinaldo Silva.

    Benedito já teria reservado Luiz Fernando Carvalho para dirigir a novela. Manoel Martins, número 1 do Entretenimento da Globo, teria aprovado a parceria. 

    Recentemente, rumores davam conta que Benedito escreveria o remake de "Renascer", no horário das 18h. O autor, no entanto, quer escrever uma inédita no horário nobre.

FONTE: PLANETA TV

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mulheres da Bíblia - A serva de Naamã


Por Elliana Garcia

Uma menina sem nome, levada cativa para viver na casa de Naamã e que tinha todos os motivos para maldizer sua vida, deu um belo testemunho de amor a Deus. Mesmo sem ter o nome revelado, ela ajudou a escrever uma das mais belas histórias de milagre do Velho Testamento.
Naamã era comandante do exército do rei da Síria. Ele era herói de guerra, porém, leproso. Sua história se passa cerca de 860 a 841 a.C. (antes de Cristo). A Síria naquela época possuía uma relação instável com Israel. Tropas da Síria haviam invadido o país e levado cativa uma judia (leia 2 Reis 5:2).
A nossa personagem sem nome, além de cativa tornou-se serva de Naamã. E em vez de maldizer a sua sorte, de viver triste, ela sabia o Deus a quem servia.
Naamã era poderoso, tinha dinheiro, bens, status, no entanto, havia algo que o mantinha envergonhado: a sua lepra.
Vendo o sofrimento de Naamã, essa menina fala à sua senhora: “... Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria de sua lepra.” (2 Reis 5:3)
Essa foi a única palavra dessa menina. Mas foi de suma importância para que um dos mais belos milagres da Bíblia acontecesse.
Reflexão
Por que Naamã ou sua esposa deu ouvidos à serva? Ela era judia – os judeus eram inimigos dos sírios –, poderia muito bem fazer alguma armadilha para o seu senhor. Por que Naamã deu ouvidos a ela?   
Porque, embora serva, ela em todo o tempo deve ter sido fiel. Em vez de ficar murmurando, fazia o seu trabalho da melhor forma possível. Ela havia perdido a sua liberdade? Sim. Mas não havia perdido a sua fé. Diferentemente do seu patrão, que embora fosse um homem rico e tivesse liberdade, era cativo de sua doença.
Naamã procurou Eliseu, homem de Deus e foi curado.
A Bíblia não relata o que ocorreu depois, mas acredita-se que depois da cura de Naamã essa menina foi honrada.
Lição
Que assim como essa garota possamos em todo o tempo ser fiéis e mostrar para as pessoas quão grande é o Deus que servimos.
E nos lembremos sempre que quando agimos com sabedoria e damos bom testemunho, bastam pequenos gestos para fazer a diferença e, assim, verdadeiros milagres acontecerem.
 FONTE: ARCA UNIVERSAL

Atriz Lúcia Veríssimo conta que andava armada

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20110330123253.jpg
A atriz Lúcia Veríssimo, que interpretará a guerrilheira Jandira na nova novela do SBT, “Amor e Revolução”, conta que não precisou fazer laboratório para aprender a lidar com armas. A personagem será da luta armada e participará de sequestros.

A trama abordará o período da ditadura e a atriz explica que viveu esse período. “Eu me formei em tiro em 1989. Naquela época, era muito barra pesada a quantidade de gente que me abordava na rua. E eu tinha mania de, ao acordar com insônia, ir sozinha para a minha fazenda de madrugada. Então, meu advogado me mandou andar armada. Fiz isso por um longo período. Tinha porte federal”, contou.

Segundo o jornal Extra, isso acontecia porque a família de Lúcia era de esquerda, e o regime militar a perseguia.

"Amor Revolução" é de autoria de Tiago Santiago e estreia na próxima terça (5) no SBT, a partir das 22h15.



FONTE: NA TELINHA

Audiência exclusiva: "Morde & Assopra" reage e conquista picos de 30 pontos nesta quarta (30)


Melhorou a audiência da novela "Morde & Assopra", que mantém índices semelhantes ao de suas antecessoras. 

Nesta quarta-feira (30/03), de acordo com dados prévios na Grande São Paulo, o novo folhetim das sete da Globo marcou uma média de 28 pontos e pico de 30.

Na Record, "Rebelde" manteve uma média de 9 pontos e pico de 10, consolidando a vice-liderança isolada.

Os números são prévios e podem sofrer alterações no consolidado. Cada ponto corresponde aproximadamente 58 mil domicílios na capital paulista.



FONTE: PLANETA TV

Walcyr Carrasco assume a supervisão da edição de capítulos de "Morde & Assopra"


Após uma reunião no fim de semana com a direção da Globo, Walcyr Carrasco decidiu assumir a supervisão da edição de todos os capítulos de "Morde & Assopra".

O folhetim segue apresentando baixos índices de audiência na Grande São Paulo. Nesta terça-feira (29), por exemplo, marcou uma média de 26 pontos. Em sua estreia, na última segunda (21), a trama havia marcado 32. 

"Morde & Assopra", de segunda a sábado, às 19h30. Na Globo!



FONTE: PLANETA TV

Morre Sérgio Madureira, produtor da novela "Amor e Revolução"


Sérgio Madureira, produtor executivo da novela "Amor e Revolução", do SBT, morreu às 11h30 desta quarta-feira (30), no Hospital São Luís Unidade Morumbi, em São Paulo. Ele estava internado há dois meses por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com a assessoria de imprensa da emissora, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, aós. O corpo de Sérgio será levado para a cidade de Nova Friburgo, no interior do Rio de Janeiro, onde será cremado. 

Madureira produziu muitas novelas na Globo, a maioria de Glória Perez. 

"Muito triste: Madu, amigo querido e companheiro de tantas e tantas novelas e minisséries, nos deixou hoje", lamentou a autora no Twitter.



FONTE: PLANETA TV

terça-feira, 29 de março de 2011

Alimentos funcionais


Por Carlos Gutemberg

Você já deve ter ouvido alguém falar a frase: “Nós somos resultado daquilo que comemos”. Há algum tempo esse é um assunto bastante discutido na sociedade, devido aos inúmeros problemas de saúde atribuídos a má alimentação da população. Por conta disso, hoje em dia, incluir produtos de qualidade na dieta diária tem sido o objetivo de muitas pessoas, e uma boa alternativa são os chamados alimentos funcionais. 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica como funcionais os alimentos que têm uma função além do papel de nutrir. Eles fornecem calorias, proteínas, lipídios, mas também contêm componentes adicionais benéficos à saúde de quem os consome.  “Os alimentos funcionais não são milagrosos e nem têm poder de cura. Eles apresentam componentes ativos capazes de prevenir e reduzir o risco do surgimento de certas doenças, principalmente, quando associados a um estilo de vida equilibrado”, afirma o professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp), Mário Maróstica.
Ele destaca que um exemplo clássico da importância disso é a fibra, encontrada com abundância em alguns funcionais de origem vegetal, como frutas, legumes e folhas verdes. “Para o bom funcionamento do intestino a ingestão de fibras é fundamental. Quem não as consome, tende a adoecer com mais facilidade, pois fica suscetível a invasão de bactérias externas”, diz.
Maróstica explica ainda que as fibras auxiliam o organismo a desempenhar determinadas ações, impedindo o surgimento de algumas enfermidades crônicas, principalmente aquelas cujo inicio está relacionado à quantidade exagerada de radicais livres (moléculas que podem danificar as células do nosso corpo). “Eles não são maléficos; fazem parte da nossa vida, mas em excesso podem acarretar o desenvolvimento ou agravamento de doenças degenerativas, como câncer, artrite e Alzheimer.”
Para minimizar os efeitos da concentração dos radicais livres no organismo, os antioxidantes encontrados fartamente em alguns funcionais são uma boa escolha. “No dia a dia é possível incluir com facilidade no cardápio várias opções desses alimentos, que também são fontes de vitaminas e sais minerais. Laranja, limão, melão, manga, papaia, morangos, brócolis, pimentões, batatas, couve-flor, frutos secos, óleos vegetais, sementes, peixe, espinafre, aspargos, abóbora, damasco, cereais integrais e as hortaliças, são alguns dos exemplos”, cita o professor.

    FFFONTE: ARCA UNIVERSAL